×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fórum Nacional dos Juízes Criminais publica nota de solidariedade a Glaucenir

O juiz teria enviado mensagem de celular a um grupo acusando de corrupção o ministro Gilmar Mendes

Política
Por Redação
25 de dezembro de 2017 - 15h46

img_9987-e1458727663726O Fórum Nacional dos Juízes Criminais (FONAJUC) publicou uma nota de solidariedade ao juiz Glaucenir Oliveira, da Vara Criminal de Campos dos Goytacazes (RJ) e titular da Zona Eleitoral da cidade. No último dia 22, circulou uma mensagem de áudio que teria sido encaminhada a um grupo de WhatsApp de juízes e procuradores, onde o juiz acusa de corrupção o ministro Gilmar Mendes, que concedeu Habeas Corpus a Garotinho para cassar a prisão preventiva do político. Glaucenir é o responsável pelas investigações e pelo processo nos quais o ex-governador do Rio Anthony Garotinho é acusado de corrupção e compra de voto.

CONFIRA A NOTA DA ENTIDADE

“Na última sexta-feira (22), utilizando de seu direito de liberdade de expressão e de pensamento, em um espaço privado e sem qualquer interesse em tornar público o assunto, o Juiz fez uma gravação de áudio em tom de desabafo e socializou em grupo privado de juízes criminais, que defende garantismo integral do Direito Penal, ou seja, direitos iguais para vítimas e agressores.
Ainda não se sabe se o áudio foi vazado por algum integrante do grupo ou se houve interceptação ilegal. Independentemente da forma que aconteceu, o vazamento de conversa privada constitui crime.
O juiz deixa claro no áudio que ouviu comentários, de diversas fontes, acerca dos fatos relatados na gravação, mas em momento algum colocou como se verdade fosse.
O Fonajuc, como fórum científico, reafirma o compromisso dos Juízes Criminais com a ética e a defesa dos direitos constitucionais fundamentais”.