×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dieta Já! Perda de peso de forma rápida e rotinas alimentares da moda

A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são os dois principais fatores que promovem a perda de peso saudável

Saúde
Por Redação
24 de dezembro de 2017 - 0h01

92915-primeira-semana-de-dieta-7-dicas-para-se-adaptar-melhorCom a chegada do verão, muita gente começa a se preocupar com a aparência e busca de todas as formas o “corpo ideal”. As dietas da moda, que prometem praticamente um milagre, chamam a atenção de muitas pessoas, que não percebem os danos que elas podem trazer à saúde. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são os dois principais fatores que promovem a perda de peso saudável, logo para emagrecer não é preciso ficar sem comer.

A técnica em informática, Vivian Macedo, até tentou uma dieta da moda, chegou a emagrecer, mas voltou a ganhar peso novamente, isso porque deixava de fazer algumas refeições e depois comia dobrado.

“Já aderi a várias dietas, inclusive aquelas apenas com líquidos, mas nada deu certo. Eu até perdia peso, mas depois engordava tudo de novo. Hoje faço uma reeducação alimentar. O que se deve ter em mente é que temos que ter um foco, um objetivo e não se desesperar e tentar emagrecer de forma rápida”, conta.

hellen-dos-anjosA nutricionista Hellen dos Anjos alerta que os riscos de iniciar uma dieta sem a orientação profissional adequada vão afetar diretamente na saúde do paciente. Além disso, açúcar, farinha branca, álcool e gordura trans são os verdadeiros vilões, que geram altos graus de inflamação no corpo e podem prejudicar o processo de emagrecimento.

“Se automedicar e fazer alterações radicais na alimentação sem ter o acompanhamento adequado pode causar defi ciência nutricional, além de trazer complicações piores do que o excesso de peso. Muitas pessoas deixam de comer, pulam refeições ou comem pouquíssimo pensando que essa é uma boa maneira de perder peso. O que não sabem é que esse é um dos piores erros que podem cometer, já que além de criar defi ciências nutricionais no organismo, farão com que o metabolismo se torne lento, sendo mais difícil perder peso quando você está querendo emagrecer com uma reeducação alimentar”, explica.

Outro erro, de acordo com a especialista, é ignorar a hidratação do organismo. Muitas pessoas acreditam no falso mito de que a água favorece o ganho de peso, devido ao fato de que supostamente favorece a retenção de líquidos. Porém, estudos já mostraram que ocorre o contrário, já que beber água ajuda a acelerar o metabolismo, melhora a digestão e, além disso, nos mantêm hidratados. Um terceiro erro também é acreditar que uma dieta vai trazer o mesmo resultado para pessoas diferentes.

Médica endocrinologista Patrícia Peixoto (Foto: Silvana Rust)

Médica endocrinologista Patrícia Peixoto (Foto: Silvana Rust)

Segundo a endocrinologista, Patrícia Peixoto, a busca desesperada pelo corpo perfeito nesta época é perigosa, pois as pessoas que não efetuaram mudanças ao longo do ano acabam por querer soluções rápidas para a perda de peso.

“Nós sabemos que essas dietas da moda podem colocar em risco a saúde, além de favorecer o reganho de peso a médio e longo prazos na forma de gordura. Isso acaba por piorar a composição corporal e o metabolismo, tornando mais difícil uma redução de peso posterior. Se você deseja emagrecer com segurança procure um nutricionista e um endocrinologista. Em casos de sobrepeso leve, mudanças alimentares e de hábitos de vida bem orientadas pela nutricionista e que possam ser mantidas a longo prazo serão sufi cientes. Quando falamos de sobrepeso com doenças associadas ou obesidade, pode ser necessário o uso de medicamentos e estes só podem ser prescritos pelo médico endocrinologista. Em todos os casos, a orientação de um profissional bem formado e atualizado é fundamental. Não busque perda de peso, busque saúde”, frisa.

A médica também ressalta que o paciente deve entender que se deseja manter seu peso após o emagrecimento será necessário incorporar os novos hábitos de modo definitivo a sua rotina. Quem emagrece e depois volta a se alimentar incorretamente ou interrompe o exercício físico a engordar.

“Este dia a dia corrido tem feito as pessoas comerem sem prestar atenção na qualidade dos alimentos. Isso faz com que a ingestão alimentar seja muitas vezes exagerada em quantidade, levando ao ganho de peso. A prática de exercícios físicos também é importante, pois auxilia no ganho de massa magra, aumentando o metabolismo basal, na liberação de substâncias que acalmam e dão prazer e na melhora da capacidade cardiopulmonar, entre outros benefícios. Evite alimentos industrializados. Coma quando tem fome e não quando tem vontade de comer, aprendendo a diferenciar a fome física da psicológica que é ligada às emoções como estresse e ansiedade”, argumenta.