×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mutirão retira trezentos quilos de lixo das margens do Rio Paraíba do Sul

Cerca de 40 pessoas, entre elas adolescentes da Guarda Mirim, realizaram trabalho de limpeza

Geral
Por ASCOM
15 de dezembro de 2017 - 8h52
(Fonte: Divulgação/Ascom Campos)

(Fonte: Divulgação/Ascom Campos)

Aproximadamente 300kg de lixo e materiais inservíveis foram retirados do Rio Paraíba do Sul, na manhã desta quinta-feira (14), durante um mutirão promovido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), a empresa Corbion e o projeto Rema Campos. Cerca de 40 pessoas, entre elas adolescentes do programa Guarda Mirim, realizaram um trabalho minucioso de limpeza no leito e nas margens do rio. Foram retirados plásticos, metais, isopor, pneus e até uma televisão.

Ao longo de 2017, a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental com a ajuda de parceiros, realizou outros cinco mutirões de limpeza do Paraíba. Somente em março e junho foram retirados cerca de 9 toneladas de lixo.

O coordenador da Guarda Mirim da FMIJ, Airton Évio de Souza, ressaltou a importância da participação dos adolescentes na ação socioambiental. “O que mais precisamos é entender a nossa cidadania e exercitá-la, para que tenhamos uma vida melhor. Garantir a preservação do meio ambiente é dever de cada um de nós”, disse.

Já o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Corbion, Fernando Costa, lembrou que a empresa desenvolveu uma série de projetos em parceria com a FMIJ neste ano e vislumbrou a possibilidade de ampliá-las no próximo ano. Ele ainda avaliou que “o envolvimento dos jovens em ações como esta, leva todos a refletirem sobre o impacto causado pela poluição e, assim, tornarem-se cidadãos mais conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente”.

Aos 16 anos, o Guarda Mirim Udson Nunes, que também é integrante do projeto Rema Campos, participou pela primeira vez de um mutirão de limpeza do Paraíba. “Esta é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos nas aulas de Meio Ambiente da Guarda Mirim e também alguns dos princípios que aprendemos no remo. Esta experiência, que, na verdade, é um grande ato cidadania, ficará pra sempre na minha memória”, revelou o adolescente.

Fonte: Ascom Campos