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Professora leva o Jornal Terceira Via para ser debatido em sala de aula

Os alunos do Colégio Estadual Sylvio Bastos Tavares fizeram trabalhos sobre três reportagens

Cultura
Por Redação
14 de dezembro de 2017 - 17h06
Professora levou a ideia e os alunos aprovaram (Foto: Carlos Grevi)

Professora levou a ideia e os alunos aprovaram (Foto: Carlos Grevi)

Além de estar presente na casa dos leitores, o Jornal Terceira Via agora ocupa espaço também nas salas de aula. As matérias elaboradas pelos jornalistas da equipe têm sido utilizadas no ensino dos gêneros textuais na disciplina de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Dr. Sylvio Bastos Tavares, no Parque Rosário, em Campos.

A ideia foi da professora Viviane Amaral, que buscava uma maneira lúdica e aplicável de apresentar as características dos gêneros jornalísticos — reportagem, notícia, entrevista, artigo de opinião, etc. — considerando, fundamentalmente, as vivências e o contexto social dos estudantes. O método foi aplicado com os alunos da primeira série do Ensino Médio.

Segundo a professora, no quarto bimestre trabalha-se o gênero textual jornalístico, do qual o aluno deve aprender sobre as características estruturais de uma reportagem, marcas linguísticas de impessoalidade, opinião e generalização. “Essa estratégia é interessante, em particular, porque é uma forma de incentivar o meu aluno a estar em dia com a leitura, a ter ciência dos fatos e a se posicionar diante dos problemas cotidianos”, disse a professora, afinal esse é o propósito da escola: garantir a formação crítica e a autonomia dos estudantes. “Eles precisam estar atentos aos acontecimentos do dia a dia, não só para se manterem informados, como também preparados para enfrentá-los de maneira consciente”, afirmou.

Neste bimestre, a professora Viviane levou aos alunos reportagens da editoria de Política, Saúde e Entrevista, dos repórteres Aloysio Balbi, Marcos Curvello e Letícia Nunes. Inicialmente, os textos foram lidos em sala de aula. Depois, houve um debate em que os estudantes e a educadora trocaram conhecimento, refletirão e expuseram e esclareceram questionamentos.

Por fim, os alunos foram instruídos a identificar as partes estruturais dos textos e foram motivados a produzir suas próprias reportagens. “Os alunos trabalharam em equipe. Gostaram das reportagens. Fizeram observações. A reportagem da Letícia Nunes foi motivo de polêmica justamente por se tratar de uma situação considerada tabu para muitos homens. A reportagem do Aloysio Balbi serviu como exemplo de luta para aqueles que querem vencer. E a do Curvello também foi bastante falada dada a situação de crise econômica por que passamos. Todas de grande contribuição”, explicou a professora.

Após ser procurada pela equipe de reportagem do Jornal Terceira Via, Viviane contou aos seus alunos, que ficaram felizes com o retorno. “Eles se sentiram valorizados e acredito que essa seja uma das missões que devemos buscar na sala de aula: promover a autoestima dos alunos. O trabalho com as reportagens já desperta o interesse, mas saber que eles estão sendo notados faz com que eles se sintam ainda mais motivados a executarem as tarefas”, concluiu.