×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Previdência privada vale a pena?

O interesse na previdência privada tem aumentado bastante

Economia
Por ASCOM
10 de dezembro de 2017 - 0h12

04chebabeCom a grande e arrastada discussão sobre a reforma da Previdência Social, o interesse na previdência privada tem aumentado bastante. Nesse momento, os investidores se deparam com diversos caminhos na hora de escolher um novo ou até mesmo comparar seu atual plano.
Se comparado a outros tipos de investimento, na maioria dos casos um plano de previdência privada não é o mais indicado, mas depende de pessoa pra pessoa. Em geral, são instrumentos pouco efi cientes por conta das taxas, regras e tributação, por isso é importante entendê-las.

PLANO: PGBL ou VGBL
PGBL é o plano que você será tributado no momento do resgate e o imposto é cobrado sobre o valor integral resgatado. Este é indicado para quem faz a declaração de IR anual na forma completa, pois você aplicar até 12% da sua renda tributável anual e reduzir esse valor aplicado da base de cálculo no momento de fazer a declaração de IR.
Já no VGBL você será tributado apenas sobre a rentabilidade do plano e independe se você faz a declaração completa ou simplifi cada, pois nesse caso não há deduções na base de cálculo.

REGIME TRIBUTÁRIO: Progressivo ou regressivo
Na maioria dos casos, o regressivo é o regime mais adequado pois a alíquota vai cecrescendo de acordo com o tempo. Diferente do progressivo, que quanto maior o resgate, maior será a alíquota. Para a escolha entre os dois regimes, um planejamento bem feito antes de tomar qualquer decisão é crucial neste ponto.
Em geral a escolha dessa combinação de divide nos quadrantes abaixo:

TAXAS
Além da taxa de administração, como é cobrada em fundos de investimentos, em muitos planos de previdência oferecidos no mercado incidem da taxa de carregamento, que tem função de arcar com custos da empresa que administra a aplicação. Essa taxa incide sobre as suas contribuições, reduzindo logo no início o seu poder de poupança. Fuja dos planos que a cobram.
Um dos principais casos em que um plano de previdência privada valerá a pena, é se você faz a declaração completa do IR e contribuir por mais de 10 anos com no máximo 12% da sua renda bruta anual em um PGBL. Na prática, aqui você está adiando o pagamento do imposto de renda para quando resgatar. Um segundo caso é pra quem está fazendo um planejamento sucessório e está poupando para os herdeiros e não para si próprio. Pelo fato do dinheiro aplicado em previdência privada não passar por inventário, em caso de morte do titular do plano, o valor aplicado vai pra mão dos benefi ciários indicados sem necessidade de pagar o imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). Por esse motivo, é interessante manter uma parcela pequena do seu patrimônio na previdência exatamente para pagar o ITCMD, pois se os herdeiros não puderem pagar esse imposto, o inventário não é liberado pra eles.
Os melhores planos de previdência privada disponíveis no mercado são distribuídos pela XP Investimentos, através da Next Investimentos em Campos e você ainda pode contar com um assessor de investimentos para ajudar a escolher as melhores opções para o seu perfil.
Bons investimentos!