×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto Black & Cia marca Dia da Consciência Negra no Museu Histórico

Evento pretende estimular reflexão sobre a identidade e a necessidade de lutar pelos direitos de igualdade

Campos
Por ASCOM
19 de novembro de 2017 - 12h11
(Foto: Divulgação/Ascom Campos)

(Foto: Divulgação/Ascom Campos)

“Minha consciência não tem cor. Minha consciência tem amor. Minha consciência não exclui ninguém”. Este é o tema do evento que será realizado pelo Projeto Black & Cia nesta segunda-feira (20), das 18h às 22h, no Museu Histórico de Campos. Com o objetivo de trabalhar a autoestima e incentivar o empoderamento da população negra, o evento reúne dança, desfile Reinventando a Vida, parte II, que reúne criação e customização; apresentação musical e exposição fotográfica, além de uma roda de conversa Arte e Prosa com o tema: Profissionais negros no mercado de trabalho: desafios e conquistas, que será mediada pela coordenadora do projeto, Cida Chagas. Neste sábado, o grupo se reuniu para um ensaio no Museu.

Segundo a coordenadora, o evento faz alusão ao Dia da Consciência Negra, levando as pessoas a refletirem sobre a identidade e a necessidade de lutar pelos direitos de igualdade. “No evento, haverá também apresentação da bailarina Andréia Marcolino, e apresentações de dança com ritmos como o hip hop e o stiletto, além do desfile Reinventando a Vida, parte II, onde as pessoas  poderão conhecer os looks produzidos”.

“Estamos promovendo e fazendo alusão ao Dia da Consciência Negra , fazendo as pessoas refletirem sobre a identidade negra e a necessidade de lutar pelos direitos de igualdade.  Neste evento, queremos trazer um debate acerca de todos estes direitos, abordando a história e cultura do negro, inclusive no mercado de trabalho, com representatividade de pessoas negras. Sabemos que a prefeitura passa por um momento difícil, mas não é por isso que deixamos de fazer um trabalho em prol da sociedade”, informa.

(Foto: Divulgação/Ascom Campos)

(Foto: Divulgação/Ascom Campos)

O vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Viny Soares destaca a importância do evento. “O projeto Black & Cia é um projeto superlegal, que valoriza o empoderamento e a autoestima dos jovens negros. É uma oportunidade  para que estes jovens visitem outras exposições abertas no espaço dentro deste universo cultural que o museu apresenta e faz a gente viajar no tempo e, ao mesmo tempo, a oportunidade de estaremos falando sobre a cultura negra e valorizando-a pela sua importância na construção da nossa história”, disse Viny, lembrando que o museu também está com duas exposições  abertas: a do sesquicentenário de Nilo Peçanha e a exposição Os olhares de alunos da rede municipal.

Engajamento — O Projeto Black & Cia funciona na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, com várias oficinas às segundas-feiras e também é engajado em várias causas, tendo encerrado o mês de outubro com palestra com a enfermeira Andressa Marcolino, que ministrou uma palestra com o tema “A importância de cuidar da mama”. No último dia 10, o projeto fez uma prévia do dia da consciência negra e, através da arte, levou “mensagens de transformação e paz às pessoas” com diferentes manifestações artísticas, como desenho, pintura, canto, entre outras.

Fonte: Ascom Campos