×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Investir fora do país de forma simples e fácil

Você sabia que é possível?

Economia
Por ASCOM
19 de novembro de 2017 - 0h10

04chebabe

O cenário econômico brasileiro ainda apresenta grandes desafi os pela frente. As eleições do próximo ano e o risco do país fi car dividido novamente pela política podem afetar a economia e isso atingiria em cheio os investimentos, principalmente os mais arriscados.

 

Entretanto, existem opções que permitem ao investidor se proteger de quedas na bolsa, diminuir sua exposição ao mercado brasileiro e, ainda, conseguir alocar capital fora do país. Isso é possível através dos Certifi cados de Operações Estruturadas – COEs.

 

O COE é estruturado com base em cenários de ganhos e perdas, selecionados de acordo com o perfil de cada investidor. É a versão brasileira das notas estruturadas, muito populares na Europa e nos Estados Unidos. É uma operação complexa, que envolve a utilização de derivativos aliados a operações avançadas em bolsa. O intuito aqui não é te transformar em um operador de ações especialista em COE, mas que você conheça e entenda as vantagens que esse produto pode conferir à sua vida financeira.

 

Basicamente, o COE é uma maneira de investir em qualquer ativo sem correr o risco de ver o investimento perder o valor nominal aplicado. Podemos investir na bolsa americana, podemos comprar commodities, moeda estrangeira, ações da bolsa brasileira ou até renomados fundos internacionais.

 

Ele permite que investidor tenha bons ganhos em cenários de alta na bolsa, com a proteção da renda fixa. A aplicação mínima costuma ser de 5 mil reais.
No COE, tanto as perdas quanto os ganhos do investimento costumam ser limitados. Dessa forma, quem aplica hoje já tem noção de quanto dinheiro terá ao final do investimento.

 

Apesar de, na teoria, os COEs poderem ser estruturados de forma que o investidor possa perder parte do capital investido, na prática a imensa maioria dos títulos emitidos é de capital protegido – ou seja, na pior das hipóteses, quem investir vai sair com o mesmo dinheiro que entrou, perdendo apenas o rendimento que obteria se tivesse escolhido um ativo que apresentou retornos maiores.

 

A tributação para esse investimento é a mesma aplicada em investimentos de renda fi xa: a tabela regressiva. Para investimentos com um prazo de até seis meses, o Imposto de Renda é de 22,5% dos ganhos, mas vai caindo até um mínimo de 15% em investimentos com prazo superior a dois anos.

 

Um ponto importante a ser observado por quem investe nessa modalidade é a liquidez. O COE tem vencimento defi nido no momento de sua emissão. A possibilidade de resgate antes do vencimento muitas vezes existe, mas há um risco de embolsar uma rentabilidade menor que a esperada por ser obrigado a repassar o investimento ao banco com deságio.

 

Os COEs são facilmente encontrados na XP Investimentos, através da Next Investimentos em Campos e você ainda pode contar com um assessor de investimentos para ajudar a escolher as melhores opções para o seu perfil.
Bons investimentos!