×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Firjan aponta nova queda da atividade industrial na região Norte Fluminense

A pesquisa, feita com empresários, apontou queda em diversos indicadores, entre eles o de produção

Economia
Por ASCOM
17 de novembro de 2017 - 10h01
Produção teve queda, segundo pesquisa (Foto: Portal Brasil)

Produção teve queda, segundo pesquisa (Foto: Portal Brasil)

As indústrias do Norte Fluminense registraram nova queda da atividade produtiva em outubro, revela a Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira (17), pelo Sistema Firjan. A pesquisa, realizada com empresários da região, apontou queda em diversos indicadores, entre eles o de volume de produção, que atingiu 46,7 pontos.

A sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.

A indústria da região continuou a operar abaixo da média histórica, com apenas 51% da capacidade instalada. A baixa na atividade produtiva teve reflexos no mercado de trabalho, que apresentou redução no número de empregados (44,6).

A pesquisa aponta ainda que os industriais continuaram insatisfeitos com as condições financeiras de suas empresas em outubro (30,0). Contribuíram para isso a dificuldade de acesso ao crédito e as baixas margens de lucro operacionais. Cenário semelhante às outras regiões do estado.

Para o final de 2017 e início de 2018, os industriais do Norte Fluminense esperam queda na demanda por produtos (46,3) e, consequentemente, redução na compra de matérias-primas (41,7)

Diante da incerteza quanto ao ritmo da retomada da atividade econômica, os industriais devem adiar novos investimentos (27,6) e contratações (45,5).

Os resultados da Sondagem Industrial apontam que os empresários da região Norte estão entre os mais pessimistas do estado do RJ, ao lado dos das regiões Leste, Sul e Noroeste.

Participaram da Sondagem Industrial empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.