×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A polêmica do bolo de sete quilos

Vale ressaltar que a Record cumpriu com o seu dever jornalístico e o compromisso de informar

BLOG
Por Redação
15 de novembro de 2017 - 22h08

A rede Record de Televisão apresentou uma matéria acerca dos diversos problemas ocorridos no âmbito do município de Campos dos Goytacazes.

Dentre eles, foi apresentado falta de medicamentos, contratação de empresas para prestação de serviços e também a aquisição de bolo pelo Poder Público. A matéria de utilidade pública demonstra, diga-se de passagem, situações que, por si só, precisam de uma resposta enérgica do governo.

Na matéria, de mais de seis minutos, incomum, quando o padrão jornalístico é de três, a emissora noticia que a gestão municipal adquiriu bolos pagando setenta e oito reais à unidade e isso causou perplexidade aos telespectadores.

Vale ressaltar que qualquer contração, compra e demais serviços ofertados por um ente federativo devem, por obrigação e em conformidade com o princípio da publicidade e legalidade, constar no Diário Oficial.

No caso em questão, conforme informação adquirida na qualidade de vereador junto a gestão, trata-se de um bolo de sete quilos destinado a atender as crianças assistidas pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude.

Até o presente momento, em onze meses de governo, apenas três bolos foram usados, ou seja, a gestão gastou duzentos e trinta e quatro reais até o presente momento, podendo utilizar até trinta unidades conforme contrato constante no Diário Oficial do dia vinte e sete de abril, na página dez.

Não podemos deixar de frisar que, por muitas vezes, as contratações realizadas pelo Poder Público causaram controvérsias por conter redação equivocada ou deixar de conter dados importantes para que se evite intepretações que causam desgaste ao ente federativo correspondente.

No Diário Oficial do município de Campos dos Goytacazes consta que o bolo com sabor artificial de baunilha da marca ‘DA CASA’ foi adquirido pelo valor de setenta e oito reais a unidade, no total de trinta quantidades.

foto-do No texto, o que causou muita especulação e protestos nas redes sociais é que o Diário Oficial não cita que o bolo possui um tamanho de sete quilos e, se isso fosse explicitado, evitaria o dano ocasionado após a matéria da Record.

Vale ressaltar que a Record cumpriu com o seu dever jornalístico e o compromisso de informar e solicitou à prefeitura nota acerca dos dados citados na matéria.

Pelo visto, a nota enviada à produção da emissora foi genérica.

Entre a divulgação dos problemas de ordem pública que precisam ser combatidos e resolvidos o quanto antes e o dever de noticiar com responsabilidade, existe a necessidade de evoluirmos a ponto de termos, a cada dia mais, um Diário Oficial completo e agora, totalmente eletrônico, com o máximo de dados possíveis para que a imprensa e a sociedade contributiva possa ter ciência que o seu dinheiro está sendo aplicado de forma correta.