×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comandante do Exército em Campos se despede e ficará dois anos no Rio

Bottrel ficará dois anos na capital, no Curso de Comando e Estado-Maior e tem um futuro promissor na carreira militar

Campos
Por Redação
13 de novembro de 2017 - 0h01

exercito-2-segunta-companhia-de-infantaria-silvana-rust-3O comandante da 2a Companhia de Infantaria (CI), em Campos, major Guilherme Bottrel Carvalho, vai participar do curso de Altos Estudos Militares, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro. Para isso, ele terá que deixar o comando da unidade, em Campos. A solenidade da troca de comando está marcada para o dia 29 de novembro, quando a 2a CI passará a ser administrada pelo Capitão de Infantaria Kurlan Luiz Marques Barbosa, que virá do 5o Batalhão de Infantaria Leve (5o BIL), de Lorena, em SP.

“Uma das subdivisões do curso é o curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), o qual eu irei cursar. Ele tem a finalidade de preparar os oficiais de carreira do Exército Brasileiro para as funções de Estado-Maior de grandes Unidades e Comando de Unidades da Força Terrestre e tem a duração de 2 anos”, contou o major Bottrel.

A aplicação prática do curso do major, no entanto, pode acontecer na própria 2a Companhia em Campos, já que está em fase de análise a possibilidade de que o comando de Subunidades Isoladas, como é o caso da 2a Companhia de Infantaria passe a ser privativo de oficiais superiores possuidores do Curso de Comando e Estado-Maior. “Neste caso, haveria possibilidade de retorno após a conclusão do curso, com a contribuição para o aperfeiçoamento da capacitação dos futuros comandantes e enriquecimento de suas experiências profissionais, em virtude da vinda de militares com mais tempo de serviço militar”, explicou.

Major Bottrel explica como foi a rotina de estudos para ser aprovado no curso. “A preparação para a aprovação no curso foi intensiva, exigindo além do estudo diário, o equilíbrio entre as demandas do comando e as necessidades da família. O processo seletivo para o curso é exigente, sendo necessário passar por um curso de preparação, com duração de 1 ano, pela seleção institucional, que avalia o perfil profissiográfico do candidato voluntário e sua aptidão para exercer as funções de Comando e Estado-Maior, e pela seleção intelectual, que constitui-se de provas de Geografia e História. Todos os candidatos devem estar capacitados nas habilidades linguísticas de compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita, em pelo menos 1 idioma estrangeiro”.

Todo ano, cerca de 140 militares do Exército Brasileiro se credenciam ao Curso de Comando e Estado-Maior. Militares de outras nacionalidades (Oficiais de Nações Amigas) também realizam o curso anualmente. Major Bottrel foi o primeiro comandante desde que o 56a Batalhão de Infantaria foi rebaixado à companhia.

Ele começou a organizar a transferência da 2a Companhia de Infantaria, da cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, para Campos, ainda em 2015 e, de fato, assumiu o comando, em Campos, em janeiro de 2016.
“ Foi um trâmite burocrático e administrativo complexo, muito bem conduzido e apoiado pelo Estado-Maior do Exército, Comando Logístico, Comando de Operações Terrestres, Comando Militar do Oeste, Comando Militar do Leste e Grupamento de Unidades Escola/9a Brigada de Infantaria Motorizada.

Por onze meses, major Bottrel comandou cerca de 300 militares, em Campos. Ele comentou sobre esse assunto: Posso dizer que foi uma missão extremamente exigente e, talvez por isso mesmo, motivadora e gratificante. Ao longo do período de comando tivemos alguns conceitos fortalecidos em nosso íntimo, como a importância do exemplo, do trabalho em equipe e do desenvolvimento da liderança em todos os níveis. Comandar cerca de 300 militares, com características e formações heterogêneas, idades diferenciadas e objetivos distintos não é tarefa simples. Os nossos valores e tradições são essenciais para viabilizar a nossa missão constitucional. Sem os parâmetros da disciplina e da hierarquia a probabilidade de insucesso seria grande.

Dessa forma, destaco o rigor na formação militar, a serenidade na solução de problemas, o planejamento meticuloso nas operações e também nas tarefas diárias, o esforço para o desenvolvimento da leitura correta das emoções humanas, o equilíbrio no relacionamento interpessoal e a responsabilidade no trato com os recursos públicos como aspectos que necessitam de uma atenção permanente por parte dos envolvidos no comando e na administração”, explicou.

O comandante Bottrel ainda deixou uma mensagem para o comandante que assumirá, no próximo dia 29, a 2a CI. “Que tenha sempre bastante alegria na condução dos subordinados e na solução dos desafios, alimentando diuturnamente o espírito de sacrifício e dedicação que a tarefa nos impõe. Que cultive e fortaleça os laços de união da equipe, criando um verdadeiro espírito de corpo, estabelecido pelo elevado grau de compromisso com a missão. E que desenvolva, incansavelmente, em suas lutas diárias, a vontade de auxiliar, respeitar e servir, balizada sempre por uma preocupação fundamental: a de ser digno da missão que a Pátria lhe confiou. Por fim, que não se esqueça da importante identificação e integração com a sociedade, pois é a nossa origem e a razão de nossa existência. Assim procedendo, certamente marchará no solo firme e seguro do caminho do dever. Brasil acima de tudo”.