×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ases promove ação de conscientização no Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro

Evento vai acontecer no jardim do Hospital Dr. Beda Unidade 2, das 9h às 14h

Saúde
Por Redação
13 de novembro de 2017 - 8h40
(Foto: Silvana Rust)

(Foto: Silvana Rust)

Com o intuito de conscientizar sobre o diabetes, o Plano de Saúde Ases, do grupo IMNE vai promover um evento no próximo dia 14, Dia Mundial do Diabetes, a partir das 9h, no jardim do Hospital Dr. Beda Unidade 2. Segundo a médica endocrinologista que participará da ação, Dra. Patrícia Peixoto, o objetivo principal é alcançar o maior número de pessoas e alertar sobre os fatores de risco.

A ação acontecerá até às 14h, com medição de glicose e aferição de pressão. Os participantes ainda receberão um “lanche saudável”. A Dra. Patrícia e outros médicos que atuam nessa área estarão no local distribuindo informativos sobre o diabetes e esclarecendo dúvidas.

Essa doença crônica, na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, atinge mais de treze milhões de pessoas no Brasil — considerando que metade dos diabéticos não sabe que tem a doença. Isso porque, segundo a Dr. Patrícia, o diabetes é silencioso.

“No caso do tipo 2, não há sintomas no estágio inicial da doença, vindo a aparecer somente quando está avançada. E a população já sabe que o diagnóstico precoce faz muita diferença no sentido de prevenir possíveis complicações. Além disso, o fato de ser assintomática, faz com que eventos como esse sejam de extrema importância, tanto que a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia organizem ações anualmente, como Dia Mundial do Diabetes”, explicou.

O teste de glicose que será aplicado no dia do evento é chamado de “glicemia capilar” e consiste em uma “picadinha” no dedo. O sangue removido é colocado em um aparelho que, em poucos segundos, apresente o resultado. Dra. Patrícia esclarece que os números oriundos desse teste servem apenas para rastreio e não diagnóstico. “A ideia é permitir que as pessoas possam verificar se a glicemia está alterada e, em caso positivo, buscar um médico para fazer a investigação de fato”, orientou.

img_4250-2