×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aos 15 anos, Tiago é uma grande promessa do jiu-jitsu

O atleta treina nos tatames sob o olhar técnico do lutador Matheus Saramago

J3 Esporte
Por Redação
7 de novembro de 2017 - 14h03
Tiago Fonseca exibe suas medalhas (Foto: Silvana Rust)

Tiago Fonseca exibe suas medalhas (Foto: Silvana Rust)

Tiago Fonseca tem 15 anos e acumula medalhas. Campeão nacional na categoria, Tiago optou, há quase dois anos pela arte marcial do jiu-jitsu. Sob o olhar clínico do renomado lutador Matheus Saramago, Tiago começou a lutar aos 14 anos. E, garante que não tem moleza nos treinos tampouco nos tatames. “O páreo é sempre duro. Procuro treinar cada dia mais e com mais afinco para alcançar meus objetivos. Todo campeonato tem sempre um oponente melhor, mais preparado. Mas, o treino ajuda a superar as falhas. Sempre tem o nervosismo, o coração acelerado. Fácil, nunca é”, admite o jovem atleta.

Para Saramago, Tiago é uma grande promessa da modalidade. “Ele tem disciplina, é determinado, tem garra e muita disposição. O psicológico tem que estar sempre ‘desligado’ antes da competição. Um dia antes é repouso total e absoluto. Uma semana antes do campeonato começa uma dieta rígida para ‘bater’ o peso. Mas, Tiago tem um futuro promissor”, admite o técnico.

Apesar de ser faixa branca e estar na categoria Juvenil, os dois últimos embates foram na categoria Adulto e Tiago venceu. “Tem dia que bate preguiça de treinar. Mas, daí lembro das vitórias, levanto da cama e vou treinar”, admite o atleta.

No próximo dia 20, Tiago vai disputar o Sul-americano em Barueri, São Paulo. O jiu jitsu é uma arte marcial que consiste com movimentos de imobilização, como derrubar o oponente e na autodefesa. Essa arte marcial é indicada principalmente para quem quer aprender golpes para se defender ao mesmo tempo que emagrece e define os músculos.

Tiago e seu treinador Matheus Saramago (Foto: Silvana Rust)

Tiago e seu treinador Matheus Saramago (Foto: Silvana Rust)

Além disso, a luta é um hobby saudável, forma de relaxamento e alívio do stress. O jiu jitsu é uma luta que se baseia principalmente da defesa dos golpes do adversário sem machucá-lo. Portanto, os lutadores treinam golpes que imobilizam os oponentes. Para realizar a mobilização os praticantes se utilizam de força e peso do adversário contra ele mesmo.

O que mais diferencia o jiu -itsu de outras artes marciais está na finalização que acontece no chão. Neste tipo de arte marcial, os golpes desferidos não devem ter o intuito de machucar ou desconcentrar o oponente como acontece, por exemplo, no boxe ou muay thai.

A competição acontece no tatame de 36 m² (área de combate). Geralmente existe uma linha de segurança com cor diferente para orientar os lutadores. A pontuação é constituída por vantagem e pontos. A vantagem é decidida após o termino da luta, aquele que terminar em uma posição de vantagem ganha um ponto. A regra para conquista de um ponto é dominar o adversário por mais de 3 segundos na mesma posição.

No jiu-jitsu não há empates e a pontuação é feita por uma equipe de arbitragem que é supervisionada por outra equipe para garantia de justiça no placar.