×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Motoristas de Uber protestam contra lei que regulamenta o uso do aplicativo

Vários parlamentares reconhecem a eficiência do Uber e o baixo custo do serviço, mas defendem a atividade dos taxistas

Campos
Por Redação
30 de outubro de 2017 - 13h00

manifestacao-uber-silvana-rust-30Uma carreata de motoristas do aplicativo Uber chamou a atenção em Campos, na manhã desta segunda-feira (30). Os profissionais protestaram contra a PEC 28/2017 que deve ser votada nesta terça-feira (31) no Senado Federal.

Os manifestantes começaram o protesto na BR-101, próxima ao Shopping Estrada; trafegaram pelas Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), Tenente Coronel Cardoso (Formosa) e XV de Novembro. O final da manifestação foi em frente à Câmara de Vereadores.

Ricardo é motorista de Uber e defendeu os direitos de ir e vir, assim como o de escolha da população. “Os senadores querem acabar com o aplicativo alegando que prejudicamos os taxistas. Eles não pensam nos centenas de pais de família que ficarão desempregados. O Uber é a mobilidade de muita gente hoje no país. Tem espaço para todo mundo que quer e precisa trabalhar”, finalizou o profissional.

O movimento faz parte de uma campanha nacional da empresa do aplicativo para sensibilizar a população sobre o projeto. De acordo com o texto da PEC, “compete aos municípios e ao Distrito Federal regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros”.

No dia 24 desse mês, o Senado aprovou um requerimento de urgência para votar e analisar o projeto de lei que regulamenta aplicativos de transporte individual pagos, como o Uber, Cabify e 99. Com a aprovação da urgência, o projeto ganha prioridade na pauta de votações da Casa.

O projeto de lei é alvo de uma queda de braço entre a categoria, motoristas de aplicativos e senadores. Os senadores procuram um entendimento sobre a necessidade de regulamentação dos serviços com aplicativo sem prejuízo para os táxis e mototáxis. Vários parlamentares reconhecem a eficiência do Uber e o baixo custo do serviço, mas defendem a atividade dos taxistas, que é regulamentada e está prejudicada pela concorrência.