×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi

Na edição desta semana, o diretor de jornalismo, Aloysio Balbi, fala sobre política, economia e outros assuntos

Opinião
Por Coluna do Balbi
30 de outubro de 2017 - 0h01

E dá-lhe Lama

Por mais de 15 anos, Tenzin Dhonden fez a ponte entre o Dalai Lama e líderes mundiais, celebridades e autoridades. O monge tibetano, conhecido também como Lama Tenzin, se apresenta como “emissário pessoal para paz” do líder budista. No entanto, ele foi suspenso do cargo de secretário e administrador do Dalai Lama Trust, organização de caridade do Dalai Lama, diante de uma investigação sobre acusações de um empresário de Seattle do ramo da tecnologia que alega que, entre 2005 e 2008, o assessor fez uso de sua posição para extorqui-lo. Um mar de lama.

Bom cenário

A Fundação Apoio à Escola Técnica (Faetec) abre no ano que vem 5.240 vagas destinadas ao Ensino Técnico de Nível Médio, sendo 2.005 na modalidade Integrada e 3.235 na Subsequente e Concomitância. Há ainda 120 para Especialização em Enfermagem e 32 em Teatro. A Faetec oferta também 109 oportunidades na Educação Infantil, 196 no Ensino Fundamental, 110 no Ensino Médio (Formal Geral/Normal Médio) e 650 no Ensino Superior. Pelo visto, teremos a médio prazo demanda para tudo isso.

Receita no Açu

O Porto do Açu recebeu três representantes da Receita Federal de Campos, que ministraram um seminário sobre controle aduaneiro, no auditório do Centro de Visitantes do empreendimento. Para quem não sabe, no Porto do Açu, já tem um escritório da Receita Federal.

Comemorando
A Ferroport (joint venture entre a Prumo Logística e a Anglo American, e responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu) comemorou três anos de operação no Complexo Portuário. O primeiro embarque, realizado em 2014, no navio Key Light, foi de quase 81 mil toneladas de minério de ferro. Foi a primeira operação da história do Porto do Açu. Ao longo destes três anos, a Ferroport deu sequência a uma série de operações, atingindo a marca de mais de 37 milhões de toneladas de minério embarcadas em 250 navios. Este ano, a empresa registrou o maior carregamento de minério de ferro realizado em um único navio. Foram 202.120 toneladas embarcadas.

Promessa é dívida
O governador Luís Fernando Pezão prometeu colocar em dia os salários dos servidores e bolsas dos estudantes da Uenf até o final do ano, incluindo o décimo terceiro de 2016 e o décimo terceiro de 2017, bem como manter o respectivo pagamento normalizado a partir de janeiro de 2018. O reitor da UENF, Luís Passoni, ouviu pessoalmente isso do governador em reunião no Rio.

Três grandes
Os resultados positivos nas exportações registradas pelas indústrias do Norte Fluminense garantiram a entrega do Prêmio Rio Export às empresas Dorel, Thoquino e Corbion. As três indústrias foram reconhecidas pelo Sistema Firjan pelo destaque nas relações com o mercado externo em 2016.

Carbion
A Corbion, antiga Purac, foi premiada como a maior Exportadora Regional. A empresa fábrica ingredientes de base biológica. Com 80 anos de experiência na fermentação do ácido láctico, a Corbion está presente em Campos desde 1962 e começou a exportar seus produtos em 1967. Em 2016, a Corbion gerou vendas anuais de 911 milhões de euros e teve uma força de trabalho de 1684 colaboradores.