×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Choro na Villa: música e gastronomia na Casa de Cultura Villa Maria neste sábado

Evento cultural já está na quarta edição. Desta vez, grupo Afluentes vai apresentar clássicos do choro mesclados com ritmos internacionais.

Cultura
Por Redação
27 de outubro de 2017 - 16h05
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Um evento para a família, com música e gastronomia de qualidade em uma área historicamente conhecida pela fomentação da cultura. Esse é o Choro na Villa que, neste sábado (28), a partir das 16h, chega à sua quarta edição. Desta vez, o grupo Afluentes será a atração principal, levando ao público presente a ousada mistura do tradicional choro brasileiro com outras manifestações musicais do Brasil e do mundo. Esta edição também contará com um “workshow”, espécie de oficina de música com a participação de estudantes de artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF) Campos. As atividades são integralmente gratuitas.

Segundo o idealizador e produtor do evento, Felipe Ábido, o Choro na Villa é um projeto inédito e sem fim lucrativos que visa potencializar as manifestações artísticas no município. Ele explica que a ideia surgiu a partir da sua dissertação de mestrado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) que discute a trajetória de Juventino Maciel, compositor e instrumentista nascido em Campos e conhecido como um dos expoentes do choro no Brasil. “O Choro na Villa nasceu da vontade de ocupar os espaços públicos da cidade com produções culturais essencialmente campistas, valorizando a arte contribuindo para a potencialização da economia local”, explicou Felipe.

O Choro na Villa é voltado para público de todas as idades e, segundo Felipe, a programação é pensada a fim de atender o “gosto do freguês”. “Percebemos que há uma renovação do público a cada nova edição. São adultos, idosos, jovens e crianças que hoje usufruem do jardim da Villa Maria, espaço marcado pela cultura desde o início do século XX”, contou.

Grupo Afluentes (Foto: Divulgação)

Grupo Afluentes (Foto: Divulgação)

Programação
Para a 4ª edição, além do grupo Afluentes, está confirmada ainda a apresentação do grupo de capoeira Abadá Campos e do saxofonista Dalton Freire que apresentará um choro inédito do renomado maestro campista, Anoeli Maciel, falecido em 2005. “Essa música foi feita especialmente para Dalton e o intuito dele era tocá-la com Anoeli, o que não foi possível. Portanto decidimos prestar essa homenagem no evento”, disse Ábido.

A gastronomia é outra atração do Choro na Villa e, desta vez, os restaurantes Potenza, Delícias de Boteco e Armazém 79 serão os responsáveis por preparar os pratos salgados. Os doces ficarão por conta do ateliê Salé Sucré. Haverá ainda a comercialização de cervejas artesanais, drinks e vinhos. Tudo isso sob o pôr-do-sol do último sábado de outubro.

Afluentes
O grupo criado na praia de Chapéu do Sol, em São João da Barra, foi contemplado em 2010 pelo Fundo de Apoio à Música da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e, desde então, vem apresentando canções de compositores da região mescladas aos ritmos internacional, como a salsa, o merengue e a música indiana. Felipe Ábido é um dos integrantes do grupo. Ele também faz parte do coletivo Pé de Pitanga.

Workshow
A oficina de música acontecerá às 17h30 na Casa de Cultura Villa Maria. O tema é “Música, Pesquisa e Novas Tecnologias” e será apresentado pelos integrantes do grupo Afluentes — Bernardo F. Aguiar, Felipe Ábido, Rudá Brauns e Alexandre Flautas. Não é necessário se inscrever para participar.

Orquestra Voadora na segunda edição (Foto: Divulgação)

Orquestra Voadora na segunda edição (Foto: Divulgação)

Outras edições
O primeiro Choro na Villa aconteceu em abril deste ano. Na ocasião, o grupo regional “Pé de Pitanga” homenageou compositores e temáticas relacionadas ao universo musical do choro, em tributo a Pixinguinha, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim.

Na segunda edição, Juventino Maciel foi o homenageado. Em maio, ele estaria completando 91 anos de idade e o grupo Pé de Pitanga dedicou o evento às músicas do compositor campista. A Lyra de Santo Amaro também participou desta edição junto ao bloco do carnaval carioca Orquestra Voadora.

Choro Cantado na terceira edição do evento (Foto: Divulgação)

Choro Cantado na terceira edição do evento (Foto: Divulgação)

Já a terceira edição ocorreu em julho com o tema “Choro Cantado”, quanto quatro expressivas intérpretes da região apresentaram canções de nomes como Elizeth Cardoso e Ademilde Fonseca.

.