Dia das Crianças, dia de alegria e diversão

Data especial atraiu famílias ao Jardim São Benedito e Cidade da Criança

Entretenimento
Por Redação
12 de outubro de 2017 - 12h46
Dia das Crianças é dia de alegria (Foto: reprodução)

Dia das Crianças é dia de alegria (Foto: reprodução)

Esperada com muita ansiedade pelos pequenos, o Dia das Crianças, é também a data aguardada pelos comerciantes do setor infantil. A origem da comemoração dos pequenos nasceu em 1923. O responsável por isso foi o Deputado Federal Galdinho do Valle Filho, que elaborou um projeto de lei depois que o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança.

Apesar de aprovado e oficializado pelo então Presidente da República, Artur Bernardes, o dia 12 de outubro, como data comemorativa, só foi valer em 1955, por questões comerciais. O Brasil foi um dos primeiros países a ter uma data especialmente dedicada às crianças, antes de a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estabelecer um Dia Internacional para o mesmo tema em 1959.

Para entender a história da instituição desse dia no Brasil e a sua popularização, faz-se necessário compreender um pouco do que se entende por infância no mundo ocidental. Crise não atrapalha vendas Mesmo em tempos de crise, a indústria de brinquedos espera crescer 10% em 2017, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). “O brinquedo é desconectado desses problemas econômicos, vai direto ao coração”, diz o presidente da entidade, Synésio Batista da Costa.

Brinquedos, roupas, calçados e eletrônicos, são os objetos de desejo mais cobiçados pela criançada. Cuidados É importante lembrar que a venda de brinquedos se sujeita ao Código de Defesa do Consumidor e a embalagem dos produtos e o manual de instruções precisam informar a faixa etária a que se destina o brinquedo, eventuais riscos que apresenta, número de peças, regras de montagem, modo de usar, se faz parte de uma série ou coleção e a clara identificação do fabricante ou do importador.

Júlia Ferreira foi uma das atrações no Jardim São Benedito (Foto: Viny Sores)

Júlia Ferreira foi uma das atrações no Jardim São Benedito (Foto: Viny Soares)

Dicas

Veja se o brinquedo traz informações adequadas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço e garantia. Além de comparar preços, a dica, na hora da compra, é também observar a idade, o interesse e a habilidade da criança. Na embalagem deve ter obrigatoriamente a indicação da idade ou faixa etária, instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante (nome, CPF e endereço) ou importador (caso o brinquedo seja importado), eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro.

Fique de olho nas formas de pagamento e peça um desconto se for pagar à vista. Em caso de parcelamento, vale calcular os juros para o barato não sair caro.

Programação Campos

Cidade da Criança

Durante todos os sábados e domingos do mês, às 15h30 e 18h, vai ser apresentado o espetáculo “A menina do coração verde”, escrita por Salvadora Cruz, que conta a história de uma menina que sabia tudo sobre a natureza, ela é a única esperança para salvar a primavera dos seres do mundo natural.

Nos dias 09 e 10 a contação de história “Romeu e Julieta”, baseada na releitura do livro de Ruth Rocha, explica onde tudo acontece no mundo encantado das borboletas, que moram em canteiros coloridos e não podem se misturar. É uma grande viagem ao reino encantado da Primavera. A encenação será apresentada nos horários de 11h30, 15h e 17h, com os recreadores do parque. Nos intervalos da contação de histórias, haverá oficina de confecção de Pratinhos divertidos com a Tia Maria.

Jardim São Benedito

Centenas de crianças de todas as idades lotaram o Jardim São Benedito, neste Dia das Crianças. A cantora campista Júlia Ferreira, que brilhou no The Voice Kids da Rede Globo, foi uma das atrações do local. Ainda teve apresentação do paraesporte da Fundação Municipal de Esportes (FME), apresentação de crianças do Projeto Gota e do grupo Ragah, além de muita diversão com brinquedos, pula-pula, distribuição de pipoca.

Trianon

A última apresentação da peça Peter Pan, encenada por crianças e adolescentes de projetos sociais, será às 14h desta quinta-feira (12).