×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Terminal Multicargas do Porto do Açu bate novo recorde de produtividade

O número é 36% maior do que o recorde anterior, quando foram movimentadas 16 mil toneladas/dia

Economia
Por ASCOM
14 de setembro de 2017 - 15h51
Foto: divulgação

Foto: divulgação

O Porto do Açu alcançou novo recorde de produtividade na movimentação de coque, neste mês de setembro. O navio Genco Ardennes com 49,5 mil toneladas de coque, que ficou em operação durante dois dias no Terminal Multicargas (T-MULT), registrou média de descarregamento de 22 mil toneladas por dia. O número é 36% maior do que o recorde anterior, quando foram movimentadas 16 mil toneladas/dia. A embarcação, de bandeira das Ilhas Marshall, veio de Port Arthur, no Texas.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado do T-MULT. Nossa equipe tem se superado a cada operação, garantindo uma movimentação mais eficiente e segura. Esse nosso último recorde é comparável à produtividade de portos que já operam com equipamentos como shiploader (carregador de navio) e esteira transportadora”, afirmou Ideraldo Goulart, diretor de Operações do Porto do Açu.

A descarga dos graneis sólidos que chegam ao T-MULT tem sido otimizada pela atuação de 18 carretas que realizam o transporte da carga do cais até o pátio de graneis. Os veículos pertencem à cooperativa de transporte Cooperlog, de São João da Barra, que foi contratada pelo Porto do Açu para atuar em operações envolvendo graneis sólidos no terminal.

order Lasix Multicargas generic Antabuse

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O Terminal Multicargas (T-MULT) do empreendimento, em operação desde junho de 2016, já movimenta bauxita, coque, carvão siderúrgico, carga de projetos e carga geral. Além disso, o terminal tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e líquidos, contêineres e veículos. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT conta com 160 mil m² de área alfandegada.

A infraestrutura do terminal conta com 14,5 metros de profundidade e 500 metros de cais em mais de 200 mil metros quadrados de área total. Sua capacidade anual de movimentação de granéis sólidos e carga geral pode chegar até 4 milhões de toneladas nesta primeira fase.

Entre os equipamentos disponíveis no terminal estão dois guindastes MHCs Terex/Gottwald 4406B, que possuem um alcance de lança de 46 metros cada e capacidade de içamento de carga de até 100 toneladas.