×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

UTI Nicola Albano em Campos será referência em hipotermia terapêutica

Modelo de assistência diminui a mortalidade e melhora o desenvolvimento de recém-nascidos com risco de lesões cerebrais

Campos
Por Marcos Curvello
5 de setembro de 2017 - 13h24
(Foto: Silvana Rust)

A UTI Neonatal Neurológica será referência em Hipotermia Terapêutica para recém-nascidos com asfixia perinatal. (Foto: Silvana Rust)

A UTI Neonatal Nicola Albano, da Maternidade Lilia Neves, será referência em hipotermia terapêutica , modelo de assistência que vem se popularizando em todo o mundo. Ele diminui a mortalidade e melhora o desenvolvimento de recém-nascidos com risco de lesões cerebrais por meio da aplicação de metodologias de neuroproteção e monitoração contínua.

A novidade é fruto de uma parceria com o projeto Protecting Brains & Saving Futures (PBSF), que promove a difusão do conceito de UTI Neonatal Neurológica e oferece apoio de uma Central de Monitoramento 24 horas.

Uma das metodologias empregadas na UTI Neonatal Neurológica é a Hipotermia Terapêutica para recém-nascidos com asfixia perinatal, que acontece quando o feto deixa de receber oxigênio da mãe. Um treinamento especial foi ministrado a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas nesta terça-feira (5), no auditório do Hospital Dr. Beda.

Ao longo do dia, os neonatalogistas Gabriel Variane, que é diretor científico da PBSF, e Alexandre Netto apresentaram os protocolos de aplicação da metodologia. De acordo com Variane, a Hipotermia Terapêutica consiste no resfriamento do recém-nascido a uma temperatura entre 33 e 34 ºC por até 72 horas, o que reduz o metabolismo cerebral e para o mecanismo inflamatório.

“Após três dias, realizamos um lento reaquecimento do bebê: de 0,2 a 0,5 ºC, até que ele volte à temperatura normal, entre 36 e 37 ºC. Isso promove uma neuroproteção muito importante. Hoje, esse é o tratamento mais eficaz para se prevenir sequelas neurológicas na asfixia, que é uma doença muito prevalente e que tem altíssimas chances de mortalidade e morbidade”, explica o neonatalogista, acrescentando: “Com isso, a UTI Nicola Albano se torna uma referência para recém-nascidos de alto risco na região”.

Números — Dados da Protecting Brains & Saving Futures (PBSF) e da Brazilian Expertise in Neonatal & Neurological Solutions (Brents), duas crianças sofrem uma lesão cerebral na hora do parto por hora. Entre os 13 milhões de prematuros que nascem todos os anos, 1,15 milhão sofrem de asfixia. Destes, 350 mil prematuros e 233 mil asfixiados terão de lidar para o resto de suas vidas com sequelas neurológicas moderadas ou graves.

No Brasil, 40 bebês nascem por hora nascem com risco de lesão cerebral. Devido à falta de Medicina Preventiva, estima-se que 5% deste total apresentarão lesão cerebral importante. Ou seja, duas crianças por hora. purchase dopoxetine Lasix without prescription buy lioresal online