×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vereadora de SJB denuncia que mais de mil mulheres aguardam mamografia na cidade

Assunto foi discutido na sessão da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira

Região
Por ASCOM
30 de agosto de 2017 - 15h31
Vereadora Soninha, de São João da Barra (Foto: reprodução)

Vereadora Soninha, de São João da Barra (Foto: reprodução)

A sessão da Câmara de São João da Barra desta quarta (30) começou com a aprovação de dois requerimentos destinados à Secretaria Municipal de Saúde – ambos da vice-presidente da Casa, Sônia Pereira (PT). No primeiro, ela pede a criação de um movimento para a realização de mamografia. “Soube que faltam mil e poucas mamografias para serem feitas no município. Então, peço agilidade nesse exame”, disse Soninha, que, na outra matéria, propôs ao município que faça um convênio com a Santa Casa para a implantação de exame e cirurgia de catarata.

Em conjunto, Aluizio Siqueira (PP), Ronaldo Gomes (PROS) e Carlos Alberto Alves Maia (Caputi/PTN) propuseram o fechamento (para trânsito de veículos) das ruas: Joaquim Thomaz de Aquino Filho, após o Boller Lanches, a ruas no entorno da Praça São João Batista e a Rua dos Passos esquina com a Rua Glayds Teixeira, aos domingos e feriados, das 14h às 22h. “Essa medida vai dar mais conforto aos pais e crianças que brincam ali”, observou Ronaldo, salientando que ideia semelhante poderia ser aplicada, no verão, em frente ao balneário de Atafona e no Polo Gastronômico de Grussaí.

“O lazer é algo muito importante, está garantido na Constituição e o brasileiro tem o direito ao lazer com segurança. Demos também a ideia de montar barracas de artesanato e de culinária local, brinquedos para as crianças e uma atração musical no coreto. Tudo isso geraria emprego e renda para a nossa cidade”, explicou Aluizio, acrescentando que isso já acontece em outras cidades, como Rio de Janeiro e Campos.

Duas indicações para construção de praças foram propostas pelo vereador Ronaldo: uma no bairro da Cehab em Atafona e outra em Grussaí, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. No entanto, nesta última, ele solicita que seja totalmente dotada de acessibilidade para os portadores de necessidades físicas. “Hoje existem balanços, gangorras entre outros brinquedos específicos para deficientes físicos. Penso, inclusive, que a prefeitura poderia remodelar e fazer o mesmo ali na Prainha de Ramos (Sede) também, já que há espaço para isso”, disse Ronaldo.

Por fim, Aluizio indicou a reforma completa da passarela do bairro da Vila Esperança, em Atafona. “Essa passarela está sem guarda corpo; o piso está bem danificado. Então, peço esse reparo para dar mais segurança aos moradores. Peço também uma revisão na passarela de pedestre em Grussaí”, disse.

*Ascom acquire dopoxetine