×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi

Confira a coluna do diretor de jornalismo do jornal Terceira Via desta semana

Opinião
Por Coluna do Balbi
14 de agosto de 2017 - 0h01
(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Seis sabores

Chico Júnior, jornalista e escritor, e dono de um dos botecos mais charmosos e bem frequentado do Rio, está em uma campanha de crowdfunding, uma espécie da vaquinha cultural para editar “A história do Brasil em 6 sabores”, entre eles o doce do açúcar. Tem um texto de muito bom gosto,saboroso. Além do açúcar, o livro vai falar do café, charque, feijão, mandioca e queijo. Ele está escrevendo o livro com a também jornalista Juliana Dias, outra fera.

Nas mãos do chef

A gastronomia tem salvado a pátria em termos de eventos nestes tempos bicudos.De 17 a 20 de agosto, Macaé vai realizar sua oitava edição com o tema “Nas Mãos do Chef” com pratos que serão comercializados por R$ 20,00. Chefs renomados mostrarão criatividade na cozinha show Todeschini, elaborando ao vivo pratos para degustação dos presentes, harmonizando com rótulos de vinhos e estilos de cervejas artesanais. A previsão é um aumento de 40% de público em relação ao ano passado.

Não dá para comemorar

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) completa 24 anos no próximo dia 16 sem grandes motivos para comemorar. Passa por sérias dificuldades que inviabiliza o seu funcionamento. Estão ficou combinado que a data vai ser comemorada pela Reitoria com uma semana de eventos voltados principalmente para a reflexão e discussão da atual conjuntura.

Centenário de Rubens Venâncio

Se fosse vivo Rubens Areas Venâncio, um dos homens mais influentes que Campos já teve, completaria 100 anos na próxima terça-feira. Deixou marcas boas na cidade e na região como a criação da Fundenor, que presidiu por muitos anos. Como empreendedor montou o Fricampos, o maior frigorifico do Estado do Rio de Janeiro no final da década de 70 que acabou não vingando da maneira como queria. Não se pode medir o quanto Campos deve ao Dr. Rubens Venâncio, homem tão poderoso e discreto, que morreu praticamente em silêncio com pouco mais de 90 anos.

Búfalo, avestruz e javali

Apesar do botulismo, que matou 160 búfalos em Campos, o município continua sendo um dos maiores criadores do Estado do Rio de Janeiro. A criação de búfalo aqui já tem mais de três décadas, assim como a de avestruz. Agora, o que está chegando com força é a criação de javali, carne que passou a ser obrigatória as melhores churrascarias. Já são muitas as criações de javalis no município.

Antabuse reviews dopoxetine reviews

Só quatro

O Estado do Rio de Janeiro que já teve muitas usinas de açúcar e etanol – somente Campos chegou a ter mais de 20- hoje está reduzida a apenas quatro unidades: a Coagro, Paraiso , Canabrava e Agrisa, essa última na Região dos Lagos, tem uma grande vocação para produzir a cana que está faltando. Os motivos são muitos, e um deles é o chamado micro-clima, o que exigiria um robusto projeto de irrigação.

  purchase nolvadex