×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Praias da região em sinal de alerta para ressaca neste fim de semana

Equipes estão de prontidão para qualquer chamado de emergência

Região
Por ASCOM
11 de agosto de 2017 - 11h26
(Foto: Divulgação SJB)

(Foto: Divulgação SJB)

A mudança de tempo na região trouxe alerta de ressacas nas praias de São João da Barra e Farol de São Thomé, em Campos.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Campos monitora um alerta de ressaca previsto para esse final de semana no litoral. Segundo o diretor executivo do órgão, major Edison Pessanha, a previsão é de que o fenômeno seja mais intenso neste sábado (12) e, por isso, uma equipe será destinada até Farol de São Thomé para estar de prontidão, caso seja necessária alguma intervenção. O alerta prevê que as ondas podem chegar até 3,40 metros de altura e a maré pode subir 1,30 metro.

“O local que o mar costuma avançar no município fica entre Farol e Barra do Furado e lá não há moradores. A nossa preocupação é com o tráfego de veículos naquela estrada. Então, nossa equipe será enviada para acompanhar de perto a intensidade da ressaca. Também acionaremos a Guarda Civil Municipal, caso seja necessário”, explicou major.

A Defesa Civil também orienta aos pescadores para que não realizem atividades em alto-mar neste período. Sobre possibilidade de chuva, o diretor executivo da Defesa Civil informou que a previsão é de pouca intensidade.

“Choveu em Farol na manhã desta sexta-feira, menos que dois milímetros e não há probabilidade alta de continuar chovendo ao longo do final de semana”, finalizou.

Já a Defesa Civil de São João da Barra alerta para a permanência nos próximos dias da frente fria que chegou ao município nesta quinta-feira (10). A previsão é de ventos fortes, com rajadas de 50 a 70 quilômetros por hora, chuvas isoladas e possibilidade de ressaca com ondas podendo chegar a três metros.

O coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, explica que o trabalho de monitoramento no litoral será intensificado, principalmente em Atafona, onde acontece o fenômeno do avanço do mar.

“É uma frente fria que, mesmo não chegando com grandes intensidades, provocará alterações no mar. Iremos nos manter em alerta e o monitoramento no litoral continua”, explicou Adriano.

A orientação aos pescadores informa Adriano, é que fiquem atentos à previsão. “Em caso de emergência, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelos telefones 199, (22) 2741-8370, ou pelo canal marítimo 71”.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (11), a previsão para Campos é de nuvens com curtos períodos de sol com pequena chance (inferior a 30%) de chuva a qualquer hora do dia. Já no sábado (12), o dia contará com períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens. No domingo (13),  o sol aparece entre poucas nuvens. acquire Lasix buy lioresal online