Praias da região em sinal de alerta para ressaca neste fim de semana

Equipes estão de prontidão para qualquer chamado de emergência

Região
Por ASCOM
11 de agosto de 2017 - 11h26
(Foto: Divulgação SJB)

(Foto: Divulgação SJB)

A mudança de tempo na região trouxe alerta de ressacas nas praias de São João da Barra e Farol de São Thomé, em Campos.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Campos monitora um alerta de ressaca previsto para esse final de semana no litoral. Segundo o diretor executivo do órgão, major Edison Pessanha, a previsão é de que o fenômeno seja mais intenso neste sábado (12) e, por isso, uma equipe será destinada até Farol de São Thomé para estar de prontidão, caso seja necessária alguma intervenção. O alerta prevê que as ondas podem chegar até 3,40 metros de altura e a maré pode subir 1,30 metro.

“O local que o mar costuma avançar no município fica entre Farol e Barra do Furado e lá não há moradores. A nossa preocupação é com o tráfego de veículos naquela estrada. Então, nossa equipe será enviada para acompanhar de perto a intensidade da ressaca. Também acionaremos a Guarda Civil Municipal, caso seja necessário”, explicou major.

A Defesa Civil também orienta aos pescadores para que não realizem atividades em alto-mar neste período. Sobre possibilidade de chuva, o diretor executivo da Defesa Civil informou que a previsão é de pouca intensidade.

“Choveu em Farol na manhã desta sexta-feira, menos que dois milímetros e não há probabilidade alta de continuar chovendo ao longo do final de semana”, finalizou.

Já a Defesa Civil de São João da Barra alerta para a permanência nos próximos dias da frente fria que chegou ao município nesta quinta-feira (10). A previsão é de ventos fortes, com rajadas de 50 a 70 quilômetros por hora, chuvas isoladas e possibilidade de ressaca com ondas podendo chegar a três metros.

O coordenador de Defesa Civil, Adriano Assis, explica que o trabalho de monitoramento no litoral será intensificado, principalmente em Atafona, onde acontece o fenômeno do avanço do mar.

“É uma frente fria que, mesmo não chegando com grandes intensidades, provocará alterações no mar. Iremos nos manter em alerta e o monitoramento no litoral continua”, explicou Adriano.

A orientação aos pescadores informa Adriano, é que fiquem atentos à previsão. “Em caso de emergência, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelos telefones 199, (22) 2741-8370, ou pelo canal marítimo 71”.

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (11), a previsão para Campos é de nuvens com curtos períodos de sol com pequena chance (inferior a 30%) de chuva a qualquer hora do dia. Já no sábado (12), o dia contará com períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens. No domingo (13),  o sol aparece entre poucas nuvens. acquire Lasix buy lioresal online