×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Arte de refazer as faces

Campos ganha na unidade II do Hospital Dr.Beda o Centro de Deformidade da Face, um serviço que existe só nos grandes centros

Saúde
Por Redação
7 de agosto de 2017 - 0h01

Dr. Kenner Câmara trará para Campos um serviço disponível hoje somente nos grandes centros

Dr. Kenner Câmara trará para Campos um serviço disponível hoje somente nos grandes centros


dopoxetine reviews

Ele é graduado em Odontologia pela UFRJ e Pós-graduado em Cirurgia Maxilofacial pela Uerj, tendo cursado especialização nesta área na Bélgica e Alemanha. Dr. Kenner Câmara, embora jovem, é um dos profissionais mais respeitados do país nesta área e pelo menos uma vez por semana desempenha suas funções em Campos, na estrutura do Hospital Dr. Beda.

Agora, a convite do diretor-presidente do Grupo IMNE, Dr. Herbert Sidney Neves e do também cirurgião maxilofacial Luiz Fernando Sardinha, Kenner Câmara deverá passar mais dias aqui com a implantação de um serviço especializado nesta área, onde pessoas com problemas maxilofaciais poderão ser reabilitadas cirurgicamente. Trata-se de um serviço disponível hoje somente nos grandes centros.

Esse serviço implica na formação de uma equipe multidisciplinar e também na utilização de equipamentos de última geração. Um procedimento médico que tem transformado a vida de milhares de pessoas em todo o mundo e que agora está chegando a Campos.

Já existe um prazo para esse serviço começar a funcionar em Campos?
O serviço na verdade já funciona na Unidade II do Hospital Dr. Beda. Os pacientes interessados já podem ligar para os telefones 27371500 ou 27330101 e agendar uma consulta de avaliação.

Esse serviço, tirando o que se chama de particular, está nas áreas dos planos de Saúde mais ligados à medicina convencional ou a odontologia?
O acesso destes pacientes ocorre por meio da obtenção de um plano de saúde médico, de forma particular e também por consulta popular para pacientes do Sistema Único de Saúde . Hoje, as três formas para se alcançar esse atendimento estão disponibilizadas no Hospital Dr. Beda II.

Na sua experiência, num quadro de proporcionalidade, o senhor diria que de cada 10 pessoas quantos precisam deste procedimento, já que em alguns casos ele é necessário, embora não perceptível?
Creio que 25% da população apresenta algum tipo de deformidade dentofacial nos mais variados graus. Os pacientes conseguem corrigir parte das deformidades com tratamento com aparelhos dentários. Entretanto, uma importante quantidade destes pacientes não consegue essa correção somente com esses aparelhos: esses são os pacientes com indicação cirúrgica.

buy lioresal

Sem a devida correção, com o passar do tempo o quadro pode se agravar esteticamente?
Não há dúvida, sobretudo, os pacientes na primeira e na segunda década da vida podem se beneficiar da ortodontia interceptativa que visa prevenir deformidades futuras. Por isso, torna-se necessária a consulta com especialistas que corretamente façam o diagnóstico. Nossos pacientes estão em sua maioria na terceira e na quarta década da vida, quando a deformidade já está agravada, mas nada hoje é irreversível.

Como foi fazer o treinamento na Bélgica e na Alemanha?
Nós chamamos de fellowshipprogram, ou programas de treinamento em que cirurgiões de diferentes países treinam um procedimento específico de sua especialidade. Foi uma experiência ímpar e altamente proveitosa para o enriquecimento da minha técnica cirúrgica, tanto em Bruges na Bélgica
quanto em Munique na Alemanha. Participei de cirurgias todos os dias da semana em serviços de renome desses países.

E no caso dos traumas que parecem ser em grande quantidade, principalmente em vítimas de acidentes no trânsito?
A proposta de serviço ofertado no Hospital Dr. Beda II tem por finalidade receber os pacientes que não conseguiram os procedimentos cirúrgicos necessários após o acidente, para a restauração do arcabouço ósseo afetado.

O senhor conhece alguma cidade com menos de meio milhão de habitantes que tenha um serviço médico deste porte no Brasil?
Desconheço. E essa é a grande vantagem de Campos e em especial do Hospital Dr. Beda II em oferecer esse tipo de serviço, o que revela sua vocação para a vanguarda na medicina, o que parece que tem sido sua marca ao longo de mais de quatro décadas. O hospital disponibiliza para nós, cirurgiões, salas ambulatoriais, para atendimento dos pacientes, o que não é uma cultura dos hospitais privados brasileiros.

Além do aspecto estético também existe e, parece tão relevante quanto, o aspecto funcional. Essa outra importante parte é também expressiva em número?
Sim. É importante ressaltar que não se trata de uma deformidade que acarrete apenas alterações estéticas. O paciente também possuiu alterações funcionais que o impedem de ser detentor de uma função mastigatória adequada ou de uma via aérea permeável, como por exemplo, os pacientes que são acometidos por apneia do sono. Muitos destes pacientes apresentam dores faciais que são atenuadas com esse tipo de cirurgia. A cirurgia ortognática constitui procedimento em que os maxilares são recolocados em uma nova posição após os cortes ósseos executados pelo cirurgião. O resultado é uma nova face para o paciente, agora, harmônica e funcionalmente restabelecida.

E o chamado bruxismo?
Os pacientes que apresentam essa patologia são tratados primeiramente pelo ortodontista e pelo fisioterapeuta com vistas a corrigir o toque dentário ou encaixe, que nós chamamos de oclusão dentária. Sem êxito neste tratamento e detentor de uma deformidade, esse paciente deve ser avaliado por um cirurgião maxilofacial para corrigir a alteração esquelética causadora do bruxismo.

order dopoxetine Satisfeito com a estrutura disponibilizada?
O Hospital Dr. Beda II possui infraestrutura hospitalar de excelência para a execução deste tipo de cirurgia, não só nas instalações dos quartos, mas também nos equipamentos disponíveis nos seus centros cirúrgicos. Além disso, a disponibilidade de salas ambulatoriais de estrutura adequada faz que o Hospital Dr. Beda II seja o local propício para a instalação do nosso Centro de Deformidade da face, já em pleno funcionamento.