×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Educação, saúde e infraestrutura estão entre as prioridades da população

Demandas foram apresentadas no levantamento realizado para a elaboração do Plano Plurianual

Campos
Por ASCOM
3 de agosto de 2017 - 9h20
(Foto: SupCom Campos)

(Foto: SupCom Campos)

A Prefeitura de Campos realizou na quarta-feira (2) uma audiência pública na Câmara de Campos para apresentar os resultados das 22 audiências distritais sobre o Orçamento Participativo para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. Desde o final do mês de junho, foram cerca de 2,6 mil participações para esta iniciativa pioneira no Estado do Rio de Janeiro, sendo que, deste total, 1, 7 mil através do Portal da Prefeitura de Campos e 884 munícipes deram a sua contribuição pessoalmente durante as audiências públicas.

Segundo o levantamento, as principais demandas apresentadas pela população de Santo Eduardo, na região Norte e São Sebastião, na Baixada Campista, em pontos extremos do município, foram as mesmas, mas em diferente ordem de prioridade, respectivamente: infraestrutura 42,13%, saúde 29,30% e educação 10,83%; e educação 36,90%, infraestrutura 26,67% e saúde 24,05%.

Segundo o secretário da Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, que fez a apresentação dos dados, o relatório representa um grande diagnóstico da realidade do município, trazendo um olhar macro de Campos.

— O que estamos entregando aos vereadores é uma interpretação daquilo que a população de cada um desses locais entende como prioritário em políticas públicas, que deve estar refletido nos programas, projetos, atividades do PPA do município. A Lei Orçamentária do ano que vem, irá refletir essas prioridades, logo, por obrigação, estaremos direcionando o maior volume de recursos para a Saúde, Educação e Infraestrutura, porque essas são as principais demandas — frisou Quintanilha.

Ainda segundo o secretário da Transparência e Controle, todas as sugestões apresentadas pelos munícipes serão respondidas individualmente sobre a inclusão ou não de uma ideia no PPA até o final da tramitação, tanto do PPA, quanto da Lei Orçamentária. “Não é o melhor dos mundos, mas é bem melhor do que tínhamos em termos de orçamento participativo, por isso é importante o debate aqui na Casa. Nos colocamos à disposição para estarmos aqui sempre que for preciso’, completou.

Noventa e dois distritos, bairros e localidades foram alcançados na amostragem. A maior participação foi em Farol de São Thomé: 118; Centro, 97 e São Sebastião, 60. order Antabuse