×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Resgate da Folia de Reis é destaque na programação da festa do padroeiro

Festa do Santíssimo Salvador será realizada entre 1º e 6 de agosto

Cultura
Por ASCOM
31 de julho de 2017 - 18h56
(Foto: www.cultura.mg.gov.br)

(Foto: www.cultura.mg.gov.br)

O resgate da tradição da Folia de Reis será destaque na programação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) para o Museu Histórico de Campos (MHC), durante a festa do Santíssimo Salvador, padroeiro do município, entre 1º e 6 de agosto. A proposta é realizar atividades que promovam a reflexão sobre a manifestação cultural que por séculos marcou o município, mas que nas últimas décadas quase desapareceu.

buy nolvadex buy dopoxetine online
“Consideramos extremamente importante esse movimento pelo resgate da Folia de Reis, que tem sua origem na fé cristã e que por muitos anos foi transmitida de geração em geração. Daí o esforço de todos nós nessas ações em busca desse resgate”, afirmou a presidente da FCJOL, Cristina Lima.

Manifestação cultural religiosa festiva vista no Brasil como folclore e praticada por adeptos e simpatizantes do catolicismo, a Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é utilizada para rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que foram à procura do esconderijo do Prometido Messias (Menino Jesus) — para prestar homenagens e dar presentes. A história está na Bíblia no Livro de Matheus.

A programação, que inclui exposição de fotos e vestuários de Folia de Reis, pesquisa histórica, apresentação musical, confecção de estandartes, mesa de debates sobre o tema, terá como ponto alto o 1º Encontro de Quadrilha de Campos. A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), historiadora, escritora e professora Sylvia Paes, há décadas trabalha no levantamento de informações sobre o tema.

“Nos últimos 20 anos percorri o interior do município, como a área da Baixada Campista e outros distritos, como Travessão, Morro do Coco, Santo Eduardo, dentre outros, onde por décadas havia dezenas de grupos de Folia de Reis. Todos desaparecerem, porque quando os velhos mestres foliões morreram, as novas gerações não levaram adiante a tradição. Isso é muito triste. E hoje temos apenas um grupo, no Parque São José”, afirmou a historiadora.

Na apresentação do encontro de quadrilhas, no último dia da festa, duas quadrilhas serão trazidas de São Fidélis. Um cuidado especial dos organizadores é o de esclarecer a inclusão do tema fora do período tradicional da “Festa dos Santos Reis”, normalmente no dia 6 de janeiro. A ideia foi a associação dos Reis Magos com a festa em homenagem a Jesus. Iniciativa que terá o apoio de parceiros como Secretaria Municipal de Educação e Câmara Municipal no transporte, alojamento e alimentação dos grupos de Folia de Reis.

A reunião de lançamento da programação contou com a participação ainda da gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard; o gerente de Artes e Ofícios da FCJOL, Pedro Fagundes; o chefe de Gabinete, Pedro Lincoln; e o animador cultural Tim Carvalho, todos envolvidos na programação.