×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hábitos simples podem diminuir os sintomas da sinusite

Doença fez com que lutadora de MMA suspendesse luta

Saúde
Por Redação
20 de julho de 2017 - 13h47
Área afetada pela sinusite (Foto: reprodução)

Área afetada pela sinusite (Foto: reprodução)

Com o clima mais seco e a variação de temperatura, há um aumento do número de casos de doenças respiratórias. A sinusite é uma delas. Trata-se de uma inflamação dos seios nasais, geralmente na testa e nas maçãs do rosto, que deixa uma sensação de peso no rosto, aliada a outros sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal, dor de garganta, dificuldade para respirar pelo nariz, tosse, perda do gosto dos alimentos e até tonturas. O Ministério da Saúde avalia que 37 milhões de pessoas apresentam a enfermidade todos os anos no Brasil.

Essa doença pode ser provocada tanto por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos, afetando um lado do rosto ou os dois. A sinusite é dividida em aguda, quando a dura menos de quatro semanas, ou crônica, na qual os sintomas se estendem por mais de um mês. Em casos mais raros, pode desencadear um tumor.

O otorrinolaringologista Frederico Césario explica que o diagnóstico da sinusite em algumas situações às vezes pode se confundir com o de outras doenças, pois os sintomas são parecidos.

“O principal sintoma é uma cefaleia frontal podendo estar acompanhada de secreção nasal e febre. A dor se intensifica quando abaixamos a cabeça para frente. Deve-se procurar o médico para o diagnóstico correto e não se automedicar, evitando uma piora no quadro ou retardando o tratamento em questão. Este é personalizado de acordo com o perfil do paciente, para não interferir com patologias já identificadas, como diabetes, hipertensão arterial, e também com as medicações de uso contínuo. Uma vez não havendo melhora nos primeiros dias será necessária uma reavaliação”, esclarece Cesário, ressaltando que o diagnóstico da sinusite deve ser feito por um especialista, que vai avaliar os sintomas, fazendo a palpação dos seios nasais e solicitando exames.

A estudante, Lívia Pessanha, de 19 anos, sabe bem quais são os sintomas da sinusite. Com um quadro de inflamação crônica desde criança, ela conta que tenta se prevenir, evitando alguns possíveis agentes causadores, como produtos químicos e cigarro.

“Hoje em dia, eu estou mais controlada, mas no ano passado, por exemplo, foram mais de cinco vezes com sinusite. Em alguns episódios, eu fui para o hospital. O rosto fica inchado e pesado, além da pressão na cabeça, das dores no corpo e da falta de disposição para realizar as atividades diárias. Tenho me protegido, evitando ficar por muitas horas em ambientes fechados e com ar condicionado, bebo muita água e passo longe dos fortes odores”, conta.

Cuidados ajudam na recuperação

Para amenizar os efeitos da sinusite, a hidratação do organismo é um fator importante.  Segundo a médica Laila Ayd, além disso, métodos que ajudam na limpeza das vias áreas, como inalação de vapor e lavagem nasal com soro fisiológico aliviam os sintomas. Evitar ambientes com ar condicionado, fumaça ou poeira também é necessário para que o quadro inflamatório não se agrave.

“Os cuidados para se evitar as patologias das vias aéreas, entre elas a sinusite, amigdalite, otite, meningite, além das pneumonias, são hábitos comuns, como deixar o ambiente arejado, tomar sol e fazer a limpeza das narinas e também das mãos. Isso diminui os riscos de contaminação”, explica.

Ter uma alimentação saudável, mantendo uma dieta com nutrientes que fortalecem a imunidade, e praticar exercícios físicos melhoram a disposição e já ajudam na prevenção. Ficar horas sem comer é prejudicial ao corpo humano em qualquer situação, mas principalmente nos quadros patológicos, logo essa prática deve ser evitada. Fazendo o jejum, o organismo vai priorizar as funções vitais e o combate à doença não será eficiente.

Lutadora Amanda Nunes (Foto: reprodução)

Lutadora Amanda Nunes (Foto: reprodução)

Lutadora se ausenta de luta por causa da sinusite

A brasileira Amanda Nunes, de 29 anos, campeã peso galo feminino, teve que cancelar a luta do UFC 213, em Las Vegas, devido a uma sinusite crônica. Segundo a atleta, a pressão nos seios nasais a tirou do combate.

“Eu tenho sinusite crônica, já lutei algumas vezes com isso antes, mas, dessa vez, não deu certo. Durante o processo de corte de peso, eu não conseguia respirar e ficava tonta, por causa da pressão dos seios nasais. Não estava me sentindo bem o suficiente para arriscar a levar socos na cabeça com tanta pressão. Fui levada ao hospital depois da pesagem, e eles só verificaram meu sangue e nível de desidratação, me liberando em seguida, com base nisso. No dia seguinte, voltei lá e fizeram uma tomografia computadorizada, onde descobriram um edema. Me passaram antibióticos e encaminharam à especialistas (…)”, disse ela em uma postagem em uma rede social.

buy dopoxetine Lasix online