×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Iniciantes no ciclismo têm aulas no Cepop quatro vezes por semana

Inscrições podem ser feitas no próprio local, onde são disponibilizas 18 bicicletas equipadas

J3 Esporte
Por ASCOM
19 de julho de 2017 - 11h32
(Foto: Divulgação SupCom)

(Foto: Divulgação SupCom)

O Centro de Eventos Populares Osório Peixoto também é espaço para o esporte. Aulas de ciclismo para iniciantes reúnem crianças e adolescentes quase todos os dias da semana sob a instrução do professor Marcos Coutinho Ladislau. Alunos de seis a 18 anos pedalam para se divertir e exercitar. Os encontros acontecem as segundas, terças, quartas e sextas-feiras, sempre das 16h às 18h. Aos sábados, a atividade acontece das 8h às 10h.

Entre os jovens ciclistas está Geovanna Angélica Ribeiro, de 14 anos. Depois de muitas quedas de bicicleta, ela ficou desestimulada e não quis mais saber de pedalar. Ao ver o irmão mais velho indo às aulas, se interessou e timidamente se inseriu na turma. Agora, depois de apenas um mês e meio, Geovanna já está inscrita na fase estadual dos Jogos Estudantis, que será realizado em Campos neste ano. A competição acontecerá no próximo dia 22, no próprio Cepop.

— Eu via a bicicleta como uma brincadeirinha e não achava que eu precisava fazer isso, não precisava me esforçar. Já havia caído e me machucado e não quis mais andar. Depois que meu irmão começou as aulas, eu achei legal e vim também. No começo, estava tímida, mas aos poucos, comecei a gostar e querer continuar frequentando. Comecei a sentir confiança em mim para continuar e, agora, gosto muito desse esporte — comenta a jovem.

O professor ressalta que é importante estimular as crianças a praticarem esportes. Ele também lembra que não se pode deixar de lado o estímulo às meninas, que muitas vezes têm muitas brincadeiras, mas poucas atividades físicas.

— É muito importante estimular as crianças e adolescentes a se exercitarem. Nós vivemos em uma época em que é muito fácil se distrair somente dentro de casa, vendo televisão ou jogando vídeo game. As meninas acabam praticando menos atividades físicas porque são estimuladas a brincar mais de boneca, casinha. É preciso ter atenção e estimular às meninas a se exercitarem — comenta o professor Marcos.

As aulas de ciclismo são desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes (FME) em parceria com a Superintendência de Entretenimento e Lazer, responsável pelo Cepop. No local, são disponibilizas 18 bicicletas equipadas com capacete. O superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes, enfatiza que aumentar a funcionalidade do Cepop é um objetivo da gestão do prefeito Rafael Diniz.

— As aulas de ciclismo são mais um projeto para aproveitar o espaço que temos aqui e integrar a comunidade. Temos uma grande pista que é muito funcional para a atividade — comenta Fabiano.
As inscrições podem ser feitas com o professor, antes do início das aulas. Os interessados devem apresentar documento de Identidade ou certidão de nascimento e duas fotos 3×4. purchase dopoxetine