×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fardas da humildade

Milhares de bombeiros são protagonistas anônimos de várias histórias

Blog dos Jornalistas
Por Coluna do Balbi
25 de junho de 2017 - 0h01

dopoxetine without prescription buy nolvadex generic Lasix bombeiro-silvana-rust-175Assim como em quase todo mundo, em Campos o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais confiáveis e admiradas pelo povo. Até recentemente a instituição mais confiável eram os Correios, até que inventaram o e-mail, e a empresa ao mesmo tempo foi deixando de prestar serviços de excelência.

Embora seja uma corporação militar, os Bombeiros não usam armas, mas estão permanentemente envolvidos em ambiente de alto risco. Não se sabe com precisão o que é mais difícil: a PM entrar em uma favela dominada por traficantes ou os bombeiros entrarem em um prédio dominado pelo fogo ou em um bairro dominado pela água, como acontece nas enchentes.

Sem desmerecer a Polícia Militar em suas condições extremas, ao contrário dela os seus colegas bombeiros não matam, mas sim salvam vidas, e isso em todos os níveis de riscos.

Eles combatem o fogo, a água, salvam pessoas presas em ferragens, e convivem com cenas que comovem e emocionam. Se faltar água em um hidrante, são capazes de tentar debelar o fogo com suas próprias lágrimas, pois não perdem a capacidade de se emocionar.

São milhares de histórias humanizadas onde eles são protagonistas anônimos, em um misto de anjo e heróis. A repórter Ulli Marques relata hoje algumas dessas histórias que deveriam, cada uma, estar não apenas nas páginas de um jornal, mas em molduras.

Quando a missão parece impossível eles sempre entram em cena e enfrentam o imprevisível. Na grande maioria das vezes essas operações são bem sucedidas, e sempre priorizando vidas humanas. Passam diariamente por provas de fogo. Na verdade, também, por provas de água, terra ( quando as encostas deslizam) e ar quando a fumaça é risco de vida. São os quatro elementos juntos que, sem o maior dos super-heróis que vivem no imaginário coletivo, seria capaz de enfrentar.

Mesmo assim, eles parecem vestir a farda da humanidade.