×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grávidas de Campos começam a receber repelentes nesta segunda (19)

Repelentes são distribuídos em 15 farmácias. Benefício é destinado a mulheres cadastradas no Bolsa Família.

Campos
Por ASCOM
19 de junho de 2017 - 9h05

repelenteA partir desta segunda-feira (19), 15 farmácias polo do município de Campos vão distribuir gratuitamente repelentes para mais de 1 mil grávidas cadastradas no programa Bolsa Família. Essa é uma medida de prevenção do zika vírus da secretaria de Saúde da Prefeitura de Campos, através do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e do Departamento de Nutrição, devido ao risco da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti acarretar microcefalia em recém-nascidos.

Para que as gestantes beneficiárias do Bolsa Família possam receber o produto, elas devem comparecer, em uma das unidades, munidas de: RG, CPF e comprovante de acompanhamento do pré-natal e pesagem que é feita de 6 em 6 meses como exigência do programa.

As farmácias polo estão situadas nas seguintes unidades: UPH de Farol de São Tomé, UBS de Morro do Coco, UBS de Tocos, UBS de Baixa Grande, Centro de Referência e Tratamento da Criança e Adolescente I e II, UPH de Ururaí, UPH de Guarus, UPH de Travessão, UPH São José, UBS Jamil Abido, UBS Alair Ferreira, UBS da Penha, Centro de Saúde de Guarus e UPH de Santo Eduardo.

Casos – De acordo com dados do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), Campos registrou neste ano 12 casos suspeitos de zika e nenhum foi confirmado. Já em 2016, foram 5.321 notificações de casos suspeitos de zika, sendo 225 em gestantes. Desse total do ano passado, 38 gestantes foram confirmadas com zika e 16 bebês nasceram com microcefalia. Segundo o diretor do CRDI, Luiz José de Souza, essas crianças são acompanhadas por pediatras do Hospital Plantadores de Cana (HPC) e também por outros especialistas do Hospital Geral de Guarus (HGG), como oftalmologistas.

Além do zika vírus, o mosquito Aedes aegypti transmite dengue e chikungunya. acquire Antabuse cheap lioresal cheap nolvadex