×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos é o município mais prejudicado pela falta de viaturas da polícia, segundo MP

Quase 65% dos veículos estão parados por problemas mecânicos

Campos
Por Redação
19 de junho de 2017 - 15h57

mulheres-no-oitavo-batalhao-de-pm-silvana-rust-82O Estado do Rio vive um momento financeiro muito complicado. Servidores sem pagamentos, saúde, educação e segurança sem nenhum investimento do governo e quem arca com todo este prejuízo é a população.

Contas atrasadas, alimentação que começa a faltar na mesa, medicamentos indisponíveis e o medo de sair de casa sem a certeza de que voltará. Não é de hoje que a população acompanha quase que diariamente notícias de que policiais militares são baleados e muitos até mortos durante o período de trabalho. Também não é nenhuma novidade as péssimas estruturas dos batalhões e de suas viaturas utilizadas em patrulhamentos de rotina e na confecção de ocorrências.

Em Campos, que foi considerado o município com maior prejuízo em relação a falta de viaturas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), possui 183 viaturas policiais, porém 120 estão circulação por problemas mecânicos. Ou seja, 65% dos veículos estão sem uso.

Contraditório a este número de viaturas paradas, o município é o único que possui efetivo maior do que o considerado ideal. O efetivo ideal do 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos é de 674 policiais, mas no ano de 2016 este número era bem acima, ou seja, 1.036. Já em 2017, o número de militares no 8º BPM chegou a 1.029.

troca-de-comando-no-oitavo-batalhao-de-policia-silvana-rust-49Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Fabiano Santos de Souza, a situação da crise no estado afeta a todos os municípios e os BPMs fazem o que é possível. “A situação das viaturas paradas por problemas mecânicos muda todos os dias, já que os problemas podem ocorrer a qualquer momento. Este prejuízo não atinge só a Campos, mas todos precisamos nos esforçar ainda mais que o normal para manter o maior número possível de viaturas nas ruas. Alguns policiais que entendem de mecânica, por exemplo, estão sempre ajudando e assim vamos resolvendo as coisas”, disse o comandante.

Na pesquisa realizada no mês de maio pelo CNMP, ficou constatado que o Estado possui 2.657 viaturas mas, deste número, 990 carros estão parados por problemas de manutenção.

A Polícia Militar informou que um processo de licitação para a compra de viaturas já se encontra na Casa Civil do governo do estado para a aprovação. O contrato prevê, além de manutenção dos carros existentes, a aquisição de outros 750 veículos. No entanto, a licitação precisa de verba para ser oficializada.

Operação Presença

pm-denuncia-bannerNo dia 04 de maio de 2017 vários policiais militares de Campos foram transferidos para o município de São Gonçalo para participar de uma “Operação Presença”. O objetivo da Operação Presença é prevenir e reprimir o roubo de rua e a veículos nas áreas em que houve maior incidência desses delitos, proporcionando assim, maior sensação de segurança à população.

No dia 10 de maio, em uma ação civil pública proposta pela Defensoria Pública, a Justiça Cível de Campos determinou o retorno dos 40 policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar que foram transferidos.

Dois dias depois – 12 de maio, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em decisão colegiada impediu o retorno dos policiais militares para a cidade.

Leia mais:  Antabuse online Justiça determina retorno de policiais militares de Campos cedidos à Capital Fluminense

 Liminar impede a volta dos policiais do Rio de Janeiro para Campos purchase nolvadex generic dopoxetine