×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Propriedades de Água Preta são alvos de reintegração de posse nesta terça

Policiais militares acompanhados de um oficial de justiça cumprem o mandado no 5º Distrito de SJB

Região
Por Redação
13 de junho de 2017 - 10h22
(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)

(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)

Duas propriedades rurais em Água Preta, localidade do 5º Distrito de São João da Barra, estão sendo alvo de reintegração de posse na manhã desta terça-feira (13). Dois ônibus e viaturas da Polícia Militar estão no local junto a um oficial de justiça, responsável por cumprir os mandados.

As duas propriedades estão situadas na área administrada pela empresa Prumo Logística Global, que também é responsável pelo Complexo Portuário do Açu.

Dentro das propriedades, o oficial de justiça e os policiais encontraram algumas cabeças de gado e plantações. Os proprietários dos animais estariam se recusando a retirar os animais das terras.
Produtores rurais afirmam que, desde que as terras foram tomadas pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin), há cinco anos, eles não teriam recebido a indenização prometida, apenas um auxílio no valor equivalente a dois salários mínimos.

Quanto aos animais nas terras, os produtores alegam que fizeram um acordo verbal com a Prumo que teria autorizado a permanência do gado. Hoje, o oficial de justiça apresentou a multa no valor de R$ 100 mil em caso de invasão das terras. Treze produtores rurais receberam a determinação da justiça de deixar as terras.

Em nota, a Prumo Logística informou que a decisão do Juízo de São João da Barra sobre a reintegração realizada nesta segunda-feira proíbe novas invasões na área, inclusive com a aplicação de penalidades. “O Porto do Açu, em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, cumpre seu papel de desenvolver o Distrito Industrial, atraindo empresas e gerando empregos, renda e aumento na arrecadação tributária para a Região Norte Fluminense. Para que essa atração aconteça, é essencial que as áreas estejam desimpedidas e prontas para o uso industrial, garantindo assim a segurança jurídica necessária para que novos empreendimentos venham a se instalar no Complexo. O Distrito Industrial de São João da Barra já conta com a presença de sete empresas instaladas e em operação com trabalhadores qualificados e que representam grande parte de toda a mão de obra do complexo portuário”.

Ainda segundo a nota, desde que começou a ser implantado, em 2007, o Porto do Açu já teve cerca de 10.000 trabalhadores e contribuiu para uma substancial ampliação da arrecadação de ISS de São João da Barra. Atualmente, cerca de 4 mil pessoas trabalham na operação das empresas que estão no Porto – são empregos qualificados e de longo prazo.

 

(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)

(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)

(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)

(Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas)