×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Protesto contra fechamento do Restaurante Popular reúne pessoas em Campos

Ato contou com distribuição de lanches para a população e cartazes reivindicando a reabertura

Campos
Por Redação
12 de junho de 2017 - 12h21
distribuicao-gratuita-de-lanche-no-restaurante-popular-silvana-rust-116

(Foto: Silvana Rust)

Um grupo de amigos ofereceu um lanche na manhã desta segunda-feira (12), em frente ao Restaurante Popular de Campos para pessoas que aguardavam pela abertura do estabelecimento. O ato foi programado, de acordo com a advogada Maria Goreth, depois que o governo municipal anunciou o fechamento da unidade na última sexta-feira (9). O deputado estadual Bruno Dauaire esteve no local e falou sobre a situação dos restaurantes populares em todo o estado.

distribuicao-gratuita-de-lanche-no-restaurante-popular-silvana-rust-79

(Foto: Silvana Rust)

“Passo aqui todos os dias e vejo a fila de pessoas aguardando pelo almoço. Quando soube que o prefeito anunciou o fechamento do restaurante imaginei o desespero desses cidadãos. Para nós, R$ 1 pode parecer pouco. Mas, para essas pessoas, é muito. Às vezes, a única refeição do dia. Por isso, mobilizei amigos na rede social para oferecermos esse lanche que não substitui uma refeição, mas pelo menos, ameniza a fome”, destacou a advogada. Questionada se pretende repetir o gesto durante a semana, Goreth informou que depende da colaboração dos amigos da web.

Goreth afirmou que o ato não tinha apoio político. Apesar disso, além do deputado estadual, Wladimir Garotinho também esteve no local.

Bruno Dauaire acompanhou a distribuição do lanche e criticou a atitude do governo municipal de encerrar as atividades do restaurante. “As pessoas que mais precisam do amparo do poder público vão ficar de fora desse cordão de proteção. Eu acho o argumento do governo municipal para fechar o restaurante muito falacioso. Ninguém vai enfrentar uma fila dessas para comer no restaurante popular. Esse é um argumento que não serve para o momento. Concordo que o programa tem que ser rediscutido, porém mantê-lo aberto. São 1.500 pessoas que, normalmente, só tem essa refeição no dia. Dizer que pessoas que não precisam, comem no restaurante popular, eu acho muito temerário. Lamento quem defende esse posicionamento porque é discriminatório. Temos aqui universitários que muitas vezes não tem R$ 1. Idosos que não tem prato de comida em casa. Esse programa deve transcender os mandatos”, afirmou o deputado.

distribuicao-gratuita-de-lanche-no-restaurante-popular-silvana-rust-51

(Foto: Silvana Rust)

Quando a distribuição do lanche estava quase terminando, cerca de 15 estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) vieram em passeata pela Rua Lacerda Sobrinho e estenderam cartazes em frente ao restaurante. Eles reivindicavam a reabertura do local.

Antabuse online

Suspensão do atendimento do Restaurante Popular

O funcionamento do Restaurante Popular Romilton Bárbara, situado na Rua Lacerda Sobrinho, foi suspenso na última sexta-feira (9). Um dos motivos seria o valor do contrato com a empresa que administra o estabelecimento. Esse contrato teria um valor elevado e, portanto, a manutenção seria insustentável para o governo municipal. purchase lioresal Lasix without prescription distribuicao-gratuita-de-lanche-no-restaurante-popular-silvana-rust-90

A Prefeitura de Campos teria notificado a empresa sobre a interrupção do contrato, que deveria acontecer dentro de 15 dias; no entanto, a empresa decidiu pelo fechamento do restaurante nesta sexta-feira.

A prefeitura também estaria em contato com o governo federal e com a iniciativa privada para conseguir manter o espaço.

Veja imagens do protesto: