×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ministro Gilmar Mendes salva chapa Dilma-Temer

Réus respondiam por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014

Política
Por Redação
9 de junho de 2017 - 20h27
Temer e Dilma: chapa foi julgada pelo TSE. (Foto: AFP)

Temer e Dilma: chapa foi julgada pelo TSE. (Foto: AFP)

Em decisão apertada, por votos 4 a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela absolvição da chapa Dilma-Temer em processo movido pelo PSDB e que durou quatro dias sendo discutido e votado pela corte. A ex-presidente Dilma Roussef e o atual presidente Michel Temer são réus por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014.

O voto do ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, foi o último e determinou o desempate. “Não se substitui um presidente da República a toda hora, ainda que se queira”, diz Gilmar Mendes, lembrando que a Constituição respeita a soberania popular, “a despeito de nossas decisões”, argumentou.

Os ministros Herman Benjamin, relator do processo, Luiz Fux, Rosa Weber votaram a favor da cassação. Já Napoleão Nunes Maia Filho, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Gilmar Mendes votaram para absolver os réus.

Entre as acusações, estava a de que a chapa teria recebido propina de empreiteiras em troca de contratos descobertos na Operação Lava Jato e utilizado a máquina pública para a reeleição.