×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Rádio Educativa FM e Jornal Terceira Via se unem para informar e entreter

A parceria envolve treinamento e estágio para estudantes de Jornalismo, produção e veiculação de programas, entre outros

Cultura
Por Redação
6 de junho de 2017 - 14h21
O radialista Luiz Henrique com o exemplar de O Jornal Terceira Via mostrando que a parceria é positiva (Foto: reprodução)

O radialista Luiz Henrique com o exemplar de O Jornal Terceira Via mostrando que a parceria é positiva (Foto: reprodução)

O Sistema Terceira Via de Comunicação e a Fundação Cultural de Campos (FCC) — instituição mantenedora do Centro Universitário Fluminense (Uniflu) — firmaram uma parceria que envolve treinamento e estágio para estudantes do Curso de Jornalismo do Uniflu, a produção e veiculação de programas e entrevistas feitas pelos universitários e, ainda, a participação das mídias do Sistema Terceira Via na Rádio Educativa 107,5 FM.

Representando o Sistema Terceira Via de Comunicação, assinaram o convênio, na última semana, o diretor-presidente, a diretora executiva e o diretor geral, respectivamente, Herbert Sidney Neves, Martha Henriques e Fábio Paes; pela FCC, assinaram a presidente Anellise Wilken, o vice-presidente Adelfran Lacerda de Matos e o gerente da Rádio Educativa 107,5 FM, Júlio Tinoco. O diretor geral do Sistema Terceira Via, Fábio Paes, acredita que a parceria com o Uniflu, por meio do programa de estágio dos alunos do curso de Comunicação e também com a Rádio Educativa, contempla interesses mútuos. “A rádio busca atingir um público seletivo com sua programação de alto nível, que é o mesmo público alvo de todas as plataformas do Sistema Terceira Via”, destacou Fábio Paes.

Já o diretor de jornalismo do Sistema Terceira Via de Comunicação, Aloysio Balbi, ressalta que a programação da Educativa tem o bom gosto como uma de suas marcas. Em relação ao programa de estágio, Balbi espera que a relação do Terceira Via, seja na TV, site ou jornal impresso, se transforme em uma verdadeira sala de aula para os estagiários que estão entrando na profissão. “Essa interatividade do Sistema Terceira Via com a Rádio Educativa nos permitirá partir para outro aspecto em comum: a preocupação com o conteúdo, que é a informação refinada, misturando entretenimento e jornalismo. Teremos na redação do Terceira Via comunicação direta e em tempo real com a Rádio Educativa, que fará, inclusive, transmissões de notícias, com participação de repórteres e editores nossos”, explicou Balbi.

A presidente da FCC destacou que a possibilidade de os alunos de Jornalismo do Uniflu poderem participar em seu treinamento e estágio nos veículos de comunicação Terceira Via é uma iniciativa que poderia ser adotada também por outros grupos empresariais, não apenas na área de Comunicação. “Desta maneira, o Sistema Terceira Via Comunicação dá mais um exemplo de parceria com a comunidade campista e potencializa a colabora- ção na formação profissional universitária de qualidade e de alto nível também na área de Jornalismo e Produção Digital”, ressaltou Annelise. Para o vice-presidente da FCC, Adelfran Lacerda, a parceria institucional também na Rádio Educativa FM 107,5 FM incrementa ainda mais a sinergia e a interatividade dos alunos, dos veículos e produções das mídias Terceira Via, num formato contemporâneo e em rede como exige hoje a Comunicação 3.0, na era digital.

Programa de estágio no jornal e na TV

Após cinco períodos de teoria nas salas de aula, a estudante de Jornalismo do Uniflu, Julia Oliveira, vai, a partir desta segunda-feira (5), viver na prática as experiências de um jornalista. Ela, que é a primeira estagiária vinda da parceria entre terceira Via e Fundação Cultural de Campos, conta que está ansiosa para conhecer a rotina das redações da TV, site e jornal impresso do Sistema de Comunicação Terceira Via. “Sei que vida de jornalista não é fácil, é muita correria, mas estou ansiosa para vivenciar de perto toda essa adrenalina que envolve o ato de levar a notícia aos outros. Há um mundo por trás do jornalismo, que poucos sabem que existe. É uma escola de vida que nos permite conhecer e contar a história das pessoas”, finalizou Julia.