×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Projeto Novo Olhar oferece óculos, isenções e primeira e segunda vias de documentos

Ação acontece no próximo dia 10, de 9h às 15h, no Ciep Dr. Nilo Peçanha, na Lapa, em Campos

Campos
Por Redação
6 de junho de 2017 - 13h17
Dayse Peres, do polo de Campos da Fundação Leão XIII: ação “é fundamental”. (Foto: Silvana Rust)

Dayse Peres, do polo de Campos da Fundação Leão XIII: ação “é fundamental”. (Foto: Silvana Rust)

Acontece no próximo dia 10, em Campos, mais uma edição do projeto Novo Olhar. A ação oferece óculos de grau e exames de vista gratuitos, isenção de pagamento de taxas cartoriais de segunda via de carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito, emissão de segunda via de carteira de identidade e carteira de trabalho, habilitação para casamento, além de assistência jurídica e social. O atendimento acontece de 9h às 15h, no Ciep Dr. Nilo Peçanha, na Lapa.

Os interessados devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante ou declaração de residência. Além disso, cada serviço prestado exige documentos específicos: original ou cópia de certidão de nascimento ou casamento para a segunda via da identidade, e as certidões antigas de nascimento ou casamento para a retirada da segunda via dos mesmos documentos, por exemplo. Já para fazer os óculos, é necessário ter mais de 40 anos.

Participam da ação, que foi solicitada pelo deputado estadual João Peixoto (PSDC), o Governo do Estado, com a Fundação Leão XIII, o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a Prefeitura de Campos, com o Ciep, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a superintendência de Trabalho e Renda.

De acordo com a coordenadora do polo de Campos da Fundação Leão XIII, Dayse Peres, o trabalho “é fundamental”, pois “resgata a cidadania do indivíduo”.

buy Antabuse online order lioresal

“Temos uma faixa da população que é muito carente. Gente que não tem R$ 0,25 para pagar um documento de hipossuficiência. Imagina ficar sem documentos tão importantes? Sem uma certidão de nascimento ou de casamento, a pessoa não existe perante o Estado”, afirma.