×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos pioneira no tratamento de aneurismas complexos

Cirurgião vascular Paulo Ronaldo Bohrer retorna da Alemanha para a equipe do Hospital Dr. Beda

Geral
Por Redação
5 de junho de 2017 - 15h16
O cirurgião vascular Paulo Ronaldo Bohrer (foto: Silvana Rust)

O cirurgião vascular Paulo Ronaldo Bohrer (foto: Silvana Rust)

Campos pode se tornar pioneiro no tratamento endovascular de aneurismas de aorta complexo. O cirurgião vascular Paulo Ronaldo Bohrer, que foi criado na cidade, passou uma temporada em Nuremberg, na Alemanha, se especializando no maior centro de referência da área na Europa, está de volta para imprimir essas intervenções no Hospital Geral Dr. Beda.

“O tratamento endovascular de aneurisma de aorta já é uma cirurgia realizada com excelência pelos cirurgiões vasculares em Campos, porém o tratamento endovascular de aneurismas complexos com necessidade de ramificações para vasos viscerais e arco aórtico é um tipo de procedimento que não é feito usualmente não só na cidade, mas em todo país. Essa experiência fora do país vem para somar a esse grupo de colegas já tão qualificado, para juntos sermos pioneiros nesse tipoelação muito boa com a equipe do Hospital Dr. Beda, me convidou para fazer parte dessa nova proposta. Ele me mostrou algumas coisas em relação à estrutura da unidade, que é prática e eficiente, me oferecendo autonomia para imprimir a minha forma de trabalhar. A recepção foi das melhores e a expectativa é grande”, comentou Bohrer.

Segundo o cirurgião, o tratamento de aneurisma complexo com prótese para ramos para órgãos vitais, só é feito por pouquíssimos especialistas no Brasil. A maioria deles em São Paulo.  A ideia é implantar esse tipo de procedimento com regularidade em Campos e poder oferecer esse tipo de tratamento aos pacientes de toda a região.

“É um passo e um desafio muito grande, sem dúvida nenhuma. Temos que começar com cautela por uma série de fatores. Esse tipo de cirurgia de alta complexidade precisa de uma equipe bem preparada e disposta a somar. Eu dei sorte. Temos colegas bem formados, que vão agregar com o conhecimento que eu estou trazendo de fora. Não podemos deixar que o paciente seja mandado para outra cidade ou chegue ao estágio que não se consegue tratar a doença. Na Alemanha, a medicina funciona de uma outra maneira, no tempo certo e a sua produtividade é maior. Você está realmente salvando. No Brasil, a realidade é muito defasada. Queremos mudar isso. A cirurgia vascular é uma especialidade de apoio, os pacientes vem encaminhados de médicos de outras especialidades, principalmente os cardiologistas. As doenças andam juntas. Em Campos, nós temos bons cirurgiões vasculares, com um padrão de qualidade, que não deixa a desejar em nada as grandes capitais, por isso há a possibilidade de implementar esse tipo de procedimentos”, explica Paulo Ronaldo Bohrer.

buy lioresal dopoxetine reviews cheap Antabuse

Para se ter uma ideia, a maior experiência do Brasil tem menos de 100 casos de aneurismas complexos operados, de acordo com o cirurgião vascular. Já no centro de referência, em Nuremberg, na Alemanha, foram feitos o dobro desse volume em menos de seis meses.

“É um volume muito grande e consequentemente você consegue tirar um aprendizado e trazer para cá. Não é simples, porque você tem que ter uma dinâmica de material, entre outros fatores. No caso específico dos aneurismas de arco aórtico e toracoabdominais, esses dois tipos de tratamento endovascular nunca foram feitos em Campos. Então, conseguir implementar isso no Hospital Dr. Beda é um avanço. Estamos bem encaminhados, agora é só uma questão de organizar a parte de logística e logicamente de surgirem os casos. Esse tipo de patologia não é algo muito simples, mas acredito que em dois meses, a gente terá os primeiros resultados”, ressalta o médico.