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1º Seminário Empresarial de Turismo de Campos acontece dia 30 na Uenf

Governança do setor, formatação e apresentação de um destino turístico serão um dos temas debatidos

Campos
Por ASCOM
26 de maio de 2017 - 12h13
Foto: Silvana Rust

Foto: Silvana Rust

O município de Campos realizará na próxima terça-feira (30), um importante evento profissional voltado para os empresários e empreendedores do setor de turismo. O 1º Seminário Empresarial de Turismo de Campos, realizado através de uma parceria da Prefeitura de Campos e da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, conta com o apoio local da CODEMCA, do Campos Convention & Visitors Bureau, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Câmara de Vereadores de Campos.

Segundo o diretor de Turismo da cidade, Júnior Lucena, durante o evento serão abordados temas como governança do setor de turismo; formatação e apresentação de um destino turístico; apresentação da cidade para o turista; informações turísticas na internet; criação de roteiros e material para promoção e calendário de eventos.

Foto: Antônio Cruz

Foto: Antônio Cruz


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“Atualmente muitas cidades encontram no turismo uma boa fonte de receita. Mesmo aquelas que possuem sua economia baseada em outras vocações, como a cidade de Campos, podem incrementá-la com a criação e a reformulação de atrativos turísticos e se beneficiarem do crescimento desse mercado. No mundo, o crescimento econômico do turismo segue num ritmo de 4,4% ao ano, sendo responsável pela geração de 6 a 8% do total de empregos”, destaca Lucena.

Os negócios de turismo representam 4% do PIB, com influência em 52 segmentos diferentes da economia. “O turismo é a grande indústria sem chaminés. Movimenta vários setores, gerando emprego e renda para as camadas mais sensíveis da economia. O comércio, o artesanato, o setor de serviços e alimentação são áreas diretamente beneficiadas pelo turismo. Com o fortalecimento do setor e a criação do Ministério o Turismo, os destinos do interior vêm conseguindo criar condições de atração de um público que, até então, não tinha muito interesse por cidades distantes da capital”, afirmou o diretor de Turismo.

Lucena enfatizou ainda que para o turismo possa se desenvolver em uma cidade, é importante a profissionalização dos agentes que operam diretamente esse setor. “Para que os empresários se motivem a investir em seus negócios é fundamental que haja um planejamento do município com relação aos atrativos turísticos, eventos, estrutura de lazer e acomodação”.

O trabalho conjunto do poder público e da iniciativa privada é muito importante no que se refere à consolidação da imagem e no aumento do fluxo turístico. Cada agente deve entender o seu papel nesse processo. Os empresários e empreendedores precisam buscar a excelência em seus negócios e apoiar as ações de fomento promovidas pelo órgão municipal responsável pelo setor.