×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

SFI lança campanha para recolhimento de embalagens de agrotóxicos

A ação começará na próxima segunda-feira e se estenderá até o dia 02 de junho

Região
Por Redação
25 de maio de 2017 - 18h25
Descarte de embalagens contaminadas (Foto: divulgação prefeitura SFI)

Descarte de embalagens contaminadas (Foto: divulgação prefeitura SFI)

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura vai promover, nesta sexta-feira (26), às 15h, uma reunião para planejamento de ações para recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A ação começará na próxima segunda-feira (29) e se estenderá até o dia 02 de junho, mobilizando produtores interessados no descarte de suas embalagens. Serão sete postos de coleta espalhados pelo município. O projeto antecipa a programação da Semana do Meio Ambiente que se inicia no próximo dia 02 de junho.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública Ilzomar Soares Filho, a iniciativa tem como objetivo traçar estratégias de mobilização para que o agricultor faça o descarte correto das embalagens, diminuindo o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. “É importante conscientizar o agricultor que há uma logística reversa de embalagens inservíveis de defensivos e agrotóxicos. Existe um hábito de se reaproveitar as embalagens, usando-as para armazenar sementes e até como caixa d’água”, comentou. “Essa ação é também educativa alertando de que estas embalagens oferecem grandes riscos à saúde. O agricultor terá todas as informações necessárias nos postos de coleta”, enfatizou Ilzomar.

Para o secretário de Agricultura e Pesca Claudio Luiz Henriques, o agronegócio tem apresentado crescimento acima da média quando comparado aos setores industriais e de serviços, o que significa dizer que o uso de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, também teve grande crescimento. “Sem a gestão dos resíduos daí resultantes, o impacto ambiental certamente seria gravíssimo. Quando as embalagens são abandonadas no ambiente, enterradas ou descartadas em aterros e lixões, esses produtos ficam expostos às intempéries e podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e do próprio agricultor e sua família”, frisou Cláudio.

buy Antabuse acquire dopoxetine Unidades e postos de coleta: cheap nolvadex

Praça João Pessoa- Clube de Laçadores;

Bom Lugar- Eucabrás;

Floresta- Som;

Macuco- Equinael Irrigação;

Pingo D’água- Lucahe;

Brejo Grande – Edinho do Aipim;

Imburi- Secretaria Municipal de Agricultura.