×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Guarda Municipal promove palestra em escola sobre violência contra a mulher

Guarda destacou o risco de exposição que envolve diariamente milhões de mulheres

Campos
Por Redação
24 de maio de 2017 - 17h24
Projeto Criança Pede (Ascom)

Projeto Criança Pede (Ascom)

O projeto social “A Criança Pede…”, desenvolvido há 12 anos pelo guarda civil municipal Ivan de Souza, apresentou na manhã desta quarta-feira (24), palestra para alunos na Escola Municipal Sagrada Família, anexa ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O tema foi “Novos Crimes Cometidos Contra a Mulher”, que nos últimos meses esteve nos noticiários após a notícia de assédio envolvendo um ator novelas. O projeto tem o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). O delegado de polícia Márcio Caldas também participou.

Na abertura do novo ciclo de palestras educacionais para alunos da rede municipal, o guarda Ivan destacou o risco de exposição que envolve diariamente milhões de mulheres, devido ao pouco cuidado em relação ao uso da internet.

“Um crime contra a mulher que ganha cada vez mais espaço, mas que vem sendo duramente combatido pelas autoridades, é a “vingança virtual”, na forma da “pornografia de vingança”. Um Projeto de Lei já foi aprovado e amplia a “Lei Maria da Penha”, acrescentando o item “violência da intimidade”. O projeto conceitua como “ofensa à dignidade ou decoro de outrem”, a divulgação de vídeos ou qualquer outro tipo de imagem com cenas de nudez ou ato sexual privado”, destacou Ivan, explicando que a pena para o crime é de três meses a um ano de prisão.

A palestra foi dirigida a alunos do projeto de Aceleração de Aprofundamento de Aprendizagem (AAP) e do 5º Ano. A direção da escola pediu a Ivan que retorne à unidade para novas sessões com outras turmas, em datas a serem agendadas. “É uma grande satisfação vermos nosso trabalho reconhecido. Com certeza, retornaremos aqui outras vezes”, acrescentou Ivan.

Junto com Ivan, falou ainda o delegado de polícia e professor universitário Márcio Caldas, titular da 143ª Delegacia de Polícia (DP/Itaperuna), antigo colaborador do projeto, que abordou o tema “Assédio Sexual”. Ele destacou o artigo 216 do Código Penal, que trata do “constrangimento para obter vantagem ou favorecimento sexual”. E sobre os casos de abuso sexual dentro das próprias famílias, deixou uma orientação: “Conversem com seus professores e passem o problema. Eles saberão como ajudar”.