×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A Uenf está de portas abertas para a terceira idade

O projeto 'Terceira idade em Ação' tem 428 adeptos que praticam atividades para melhor qualidade de vida

Cultura
Por Redação
24 de maio de 2017 - 17h02

purchase dopoxetine aniversario-grupo-terceira-idade-em-acao-uenf-silvana-rust-69No início, o projeto “Terceira Idade em Ação”, tinha apenas 65 idosos inscritos. Hoje, 428 têm a oportunidade de praticar atividades de esporte cultura e lazer num local que muita gente desconhece. Nas dependências da Universidade Estadual do Norte Fluminense, a UENF.

No local, centenas de idosos praticam, diariamente, uma série de atividades gratuitas. As opções são muitas e vão desde oficinas de capoeira e informática a aulas de nutrição e gastronomia, caminhadas, yoga, meditação, hidroterapia, fisioterapia, arteterapia, passeios (turismo, ecologia e preservação do meio ambiente), oficina de customização, pliates de solo, entre outras atividades.

O principal objetivo é a inclusão dos idosos no meio acadêmico, para que dessa forma, adquiram conhecimentos e aumentem a qualidade de vida. Este ano, o projeto completou seis anos e é coordenado pela professora Rosalee Istoe, do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem (LEEL) do Centro de Ciências do Homem (CCH) “A vida não termina aos 60!”, diz Rosalee, acrescentando que as atividades praticadas pelos idosos fazem com que tudo melhore. “Melhora o humor, a saúde, tudo! As pessoas estão constituídas não só pelo físico, mas também pelo emocional e pelo cognitivo.

lioresal reviews generic Lasix aniversario-grupo-terceira-idade-em-acao-uenf-silvana-rust-59Tudo isso precisa estar integrado!” E com a prática das atividades os idosos têm ainda a oportunidade de dividirem suas experiências diárias com os colegas e ainda fazer novas amizades. Uma alternativa de saírem da ociosidade. O coletivo ajuda a trazer mais segurança para a vida deles e automaticamente eles se sentem mais fortes. A maioria dos participantes é constituída por mulheres. “Desenvolvemos atividades que levam em conta a necessidade física e o equilíbrio emocional. Aqui eles produzem, mostram que são capazes, conhecem novas pessoas e ampliam suas redes de contato, saindo do isolamento”, afirma a professora, que é formada em Psicologia e tem doutorado em Ciências.

Uma das aulas preferidas do programa é a de hidroterapia que tem como professor o Sandro Galvão, que faz questão de ressaltar a alegria que ele sente em poder conviver com os idosos. “É muito gratificante trabalhar com idoso! Uma experiência fantástica!” Ainda de acordo com Sandro, a maioria deles é muito carente. “Como não conseguiram acompanhar a evolução tecnológica, eles se sentem um pouco excluídos e durante o encontro nas atividades eles conseguem interagir e superar as suas limitações.” Os relatos são sempre de felicidades, pois conseguem voltar a praticar atividades simples que antes não conseguiam.