×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após delação da JBS, Temer enfrenta pedidos de renúncia e impeachment

Base aliada pede que presidente da renuncie; oposição já protocolou duas requisições de impedimento

País
Por Redação
18 de maio de 2017 - 8h50
Presidente Michel Temer na berlinda: oposição quer impeachment e aliados pedem renúncia. (Fonte: Divulgação)

Presidente Michel Temer na berlinda: oposição quer impeachment e aliados pedem renúncia. (Fonte: Divulgação)

Após o jornal O Globo revelar detalhes da delação dos donos da JBS à Procuradoria-Geral da República (PGR), que purchase Antabuse gravaram o presidente da república Michel Temer discutindo a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Planalto foi avisado de que parlamentares do núcleo duro da base aliada esperam que ele renuncie. Deputados da oposição entraram, ainda na noite desta quarta-feira (17), com dois pedidos de impeachment.

O Palácio do Planalto divulgou uma nota na qual afirma que o presidente Michel Temer se reuniu com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, mas “jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha. Não participou e nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar”.

De acordo com o deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ), autor de um dos pedidos de impeachment, “o governo Temer acabou”.

“Se ele (Temer) tivesse dignidade para renunciar, renunciaria. Não há condições de fazer eleição indireta. Temer cometeu crime de responsabilidade”, disse o parlamentar.

João Henrique Caldas (PSB-AL), que entrou com o segundo pedido de impedimento, Temer não tem “condições mínimas para liderar o país rumo à saída da maior crise econômica de sua história”.

Parte da base aliada compartilha da opinião. De acordo com o Blog do Camarotti, hospedado no portal de notícias G1, do Grupo Globo, Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, partido que comanda o Ministério de Minas e Energia, afirmou que “a renúncia do presidente passou a ser um imperativo para não agravar ainda mais a crise. O governo Temer acabou hoje”.

“Se Temer não optar pela saída mais rápida, a renúncia, ele poderia, dizem aliados, sofrer um processo de impeachment ou ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que julgará, no mês que vem, a ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer”, escreveu o jornalista Gerson Camarotti, que assina o blog.

Ameaças — acquire lioresal Os irmãos Joesley e Wesley Batista, proprietários da JBS. Não se encontram no país. Eles revelaram às autoridades terem sofrido ameaças de morte e foram autorizados a sair do Brasil. Os dois moram, atualmente, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. De acordo com o G1, “Joesley mantém um apartamento na Quinta Avenida”, mas ele a mulher “teriam deixado o local com malas”.