×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

6º CPA se reúne com a PM de Minas para discutir o crime organizado do RJ

Diversos assuntos foram discutidos a fim de melhor entender as necessidades das divisas

Região
Por ASCOM
18 de maio de 2017 - 16h32
Reunião entre 6ªCPA e PM de Minas Gerais (Divulgação)

Reunião entre 6ªCPA e PM de Minas Gerais (Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (18), o comandante do Comando de Policiamento de Área (6º CPA), coronel Lúcio Flávio Baracho de Sousa, compareceu ao município de Pedra Dourada, em Minas Gerais, atendendo o convite da 4ª Região da Policia Militar de Minas e palestrou sobre “O Crime organizado no Estado do Rio de Janeiro, capital e interior e sua possível migração para o Estado de Minas Gerais”.

Ao longo do dia, diversos assuntos relacionados à segurança pública foram discutidos a fim de melhor entender as necessidades das divisas dos Estados além de solucionar possíveis dificuldades decorrentes ao cotidiano.

O comandante iniciou demonstrando o que a Policia Militar representa geograficamente no âmbito estadual, e suas sub divisões dos batalhões subordinados distribuídos na região Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

Discursou ainda, sobre as principais facções criminosas que atuam hoje nas comunidades cariocas, e seus ramos no interior. Ainda disse que Campos e Macaé são os mais populosos da região e demonstrou o empenho dos trabalhos ostensivos realizados nessas áreas através do demonstrativo de produtividade das Unidades Subordinadas (apreensão de armas e drogas), com o objetivo garantir a integridade física da população e a prevenção de delitos de acordo com a mancha criminal de cada localidade.

“É de extrema importância ressaltar que a 6ª RISP encontra-se em 1º lugar no Estado do Rio de Janeiro em relação ao sistema integrado de metas do 1º trimestre de 2017, o que significa que os trabalhos exercidos de forma árdua estão gerando resultados positivos e gratificantes”, disse o coronel.

Foi apresentado também a policia de MG, o vídeo sobre o ISP-GEO, uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Segurança para auxiliar no acompanhamento das ações criminais através de planejamento de dados para locação mais eficiente de recursos por meio de Georeferenciamento.

Através da BR 356 e BR101 o Rio de Janeiro faz divisa com o estado mineiro, portanto é essencial  a integração policial  devendo portanto ser entendida  como uma política complexa que varia de um estado para outro, dependendo de inúmeros fatores na sua implementação, mas sendo exercida de forma conjunta para melhor atender as necessidades da população.

Representando o Estado de Minas Gerais, encontravam se presentes no evento: Cel Pm Alexandre Nocelli -CMT 4 RPM,  Ten Cel Lucio Mauro Campos Silva – CMT 21 BPM, Ten Cel Marco Antônio Rodrigues de Oliveira – CMT do 2 BPM, Ten Cel Oterson Luís Nocelli – CMT 27BPM – Ten Cel Joedson Floriano Gomes – CMT 47BPM, Ten Cel Giovani do Carmo -CMT 6Cia, Ten Cel Paulo Henrique -CMT 4Cia, Ten Cel Wallace Brandao -CMT 10Cia, Ten Cel Robson Garrido de Paiva – CHEM, Major Arlindo Florindo -CMT de Carangola, Major Marcellus de Castro – P5 4RPM e CAP Robson Pagy Brage -SubCmt 4 Cia.