×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Norte Fluminense teve a pior condição financeira do estado para a indústria

Nível de atividade está menor que no restante do estado do Rio no primeiro trimestre de 2017

Região
Por Redação
15 de maio de 2017 - 16h27

A atividade econômica da Região Norte fluminense piorou em março. É o que mostra a Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (15).  O volume de produção recuou (48,2 pontos) e o número de empregados da região continuou caindo (46,2 pontos).

A sondagem é um levant

As indústrias fluminenses (Foto: repodução)

As indústrias fluminenses (Foto: repodução)

amento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.

Apesar da a indústria da região estar operando, em média,  com uma capacidade instalada  de 60%,  acima da média histórica. O nível de atividade industrial no Norte está menor que no restante do estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 17 de abril, mostrou que,  assim como nos meses anteriores,  os empresários continuaram insatisfeitos com as condições financeiras no primeiro trimestre deste ano.  Fatores como a dificuldade de

acesso ao crédito (16,8 pontos) e as baixas margens de lucro (26,9 pontos) contribuíram para esta insatisfação.  A região apresentou a pior condição financeira do estado Rio de Janeiro.

Mesmo assim, para os próximos seis meses, a expectativa dos industriais do Norte fluminense é de aumento da demanda por produtos (54,0 pontos). Contudo, as encomendas devem continuar sendo atendidas com a redução de estoques, uma vez que a compra de matérias primas deve recuar (44,8 pontos). Para as exportações, a perspectiva é de estabilidade (50,0 pontos). Apesar conjuntura, a Sondagem Industrial Norte Fluminense revela empresários com expectativas mais otimistas que os das outras regiões do estado do Rio de Janeiro. Os industriais já pensam em voltar a contratar (50,9 pontos), mas a incerteza quanto ao ritmo de recuperação ainda deve impedir a retomada dos investimentos (30,4 pontos).

Participaram da Sondagem, empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.

*Ascom