×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dia D de vacinação contra a gripe em Campos e SJB

Secretarias de Saúde de ambos os municípios acompanham calendário do Estado e montaram horário especial de atendimento à população

Campos
Por Redação
13 de maio de 2017 - 11h55
Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado. (Foto: Carlos Grevi)

Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado. (Foto: Carlos Grevi)

Acontece neste sábado (13), em Campos e São João da Barra, o Dia D de vacinação contra a gripe. O calendário acompanha o da Secretaria Estadual de Saúde, que participa da 19ª edição da campanha nacional de imunização. Em Campos, 30 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe. A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma estratégia especial para o Dia D. Uma tenda foi montada na praça do Santíssimo Salvador e atende a população até as 13h. Além disso, mais de 50 postos de vacinação estarão abertos até as 16h. Durante este sábado, a imunização está sendo ampliada a pessoas que não se enquadrem no público-alvo da campanha nacional. Em conjunto com a vacina contra a gripe, a dose contra a febre amarela também está sendo aplicada.

Coordenadora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira destaca a importância das se prevenirem e afirma que não há riscos da vacina da gripe ser tomada junto com a da febre amarela. “As pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar uma unidade ou a tenda na praça do Santíssimo Salvador. Não há nenhuma contraindicação de tomar as duas vacinas juntas ou com pequeno intervalo entre uma e outra”, explicou.

Pessoas acamadas devem agendar a vacina através do telefone da Vigilância (22) 98175-2482.

Já em São João da Barra as UBSs Félix de Sá, Cajueiro, Palacete, Sabonete e Quixaba e os PSFs Atafona, Nova São João da Barra, Grussaí, Barcelos, Campo de Areia, Mato Escuro e Açu funcionam até as 17h neste sábado para atender o público-alvo. A campanha segue até o dia 26 de maio.

Antabuse online A campanha — cheap nolvadex  Este ano, segundo orienta o Ministério da Saúde, a meta de vacinação é de 90% do público-alvo, formado por idosos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional e os professores das redes pública e privada.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, conhecido popularmente como gripe. A vacina protege o indivíduo contra dois tipos de vírus: A e B, considerados os que mais acometem o sistema respiratório e os que mais geram complicações no período de inverno.

A vacina é contraindicada em pessoas com histórico de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, que apresentaram reações graves a doses anteriores e em doenças agudas febris.