×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

A CPI das Rosas não será ‘caça às bruxas’

CPI é a prova cabal que na legislatura passada a Casa de Leis era realmente uma extensão do Executivo

Campos
Por Redação
1 de maio de 2017 - 12h26

whatsapp-image-2017-05-01-at-12-10-36A Comissão Parlamentar de Inquérito, que será aberta na Câmara de Vereadores de Campos, não possui o intuito de perseguir nenhum gestor público que esteve presente no mandato de oito anos da ex-governadora Rosinha Matheus.

A CPI possui interesse em dar à população, contribuinte de nosso município, os dados reais referentes à relação contratual entre a Prefeitura de Campos e a EMEC, empresa contratada para cuidar dos parques e jardins de nossa cidade.

A CPI, que já possui as assinaturas necessárias para ser implantada, é a prova cabal de que na legislatura passada a Casa de Leis era realmente uma extensão do Poder Executivo. Tanto é verdade, que, em que pese à necessidade de se analisar os contratos, o rolo compressor governista nunca possibilitou que as devidas apurações fossem realizadas.

generic Lasix generic lioresal

Na gestão, que ora se inicia, sob a presidência do vereador Marcão Gomes, eu, na qualidade de Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Casa vejo com bons olhos essa investigação, afinal, se houveram ilegalidades na celebração contratual ou na prestação de serviços, a população de Campos dos Goytacazes tem o direito de tomar ciência. É a Câmara e seus vereadores exercendo o dever de fiscalizar o Poder Executivo, seja nos seus atos pretéritos ou futuros.

Todavia, relevante dizer que é preciso entender que o relatório de uma CPI deve ser elaborado com muita responsabilidade e cautela. Os agentes investigadores envolvidos na CPI precisam entender que há necessidade de se realizar uma investigação sóbria, limpa, pautada em dados e sem a perseguição que era o modus operandi na gestão passada.

A CPI das Rosas é necessária, pois a Câmara de Campos dos Goytacazes possui um passivo enorme. Durante muitos anos foi difícil diferenciar o Poder Legislativo do Executivo.

dopoxetine online

As ações praticadas por seus integrantes na legislatura passada, salvo algumas raras exceções (integrantes da Oposição) eram sempre em benefício de algo ou de alguém e a população, a principal interessada, era deixada de lado, sendo desprestigiada e desrespeitada.

A CPI das Rosas não pode ser vista pela sociedade como uma vingança. Não é e não será. Trata-se de uma ação responsável de grande parcela dos vereadores que deseja iluminar os contratos e destrinchar quais foram as tratativas feitas entre o poder público e a empresa EMEC.

Na qualidade de Presidente da CCJ quero deixar claro que a presunção de inocência deverá permear os trabalhos, que serão realizados pelos membros da CPI e, isso, é de suma importância para que a sociedade reconheça a CPI como um mecanismo investigatório, necessário e não uma ação entre amigos, visando uma simples vingança.