×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Profissionais da saúde de Campos são capacitados sobre o ‘Parkinson’

Abril é o mês de conscientização e campanha sobre a doença; evento busca aprofundar os aspectos clínicos

Saúde
Por Redação
27 de abril de 2017 - 18h45
Auditório ficou lotado (Foto: JTV)

Auditório ficou lotado (Foto: JTV)

Em 2017 completam 200 anos da descrição da Doença de Parkinson e abril é o mês de conscientização e campanha. Com o intuito de capacitar e ampliar os conhecimentos dos profissionais de saúde do município de Campos sobre o tema, o Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP), ligado à secretaria municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (27) o II Curso de Doença de Parkinson. O evento aconteceu no auditório da Unidade II do Hospital Dr. Beda e contou com oito palestrantes, entre neurologistas, psiquiatra e geriatra.

Segundo o organizador do curso, Dr. Vanderson Néri, a capacitação foi voltada para médicos e paramédicos (fisioterapeutas, fonoaudiologos, psicólogos, nutricionista, etc.) que trabalham com pacientes diagnosticados com a Doença de Parkinson, além de alunos de graduação em Medicina. O curso abordou os aspectos clínicos – de diagnóstico e tratamento, com o intuito de atualizar os profissionais e promover a excelência do atendimento em Campos.

“Nós apresentamos novas pesquisas, novos métodos e novas drogas a serem utilizadas no tratamento desses pacientes. Esse serviço de atualização profissional e de disseminação de conteúdo acadêmico é de extrema importância porque atinge direta e positivamente a população”, destacou Dr. Vanderson.

Entre os palestrantes do curso estavam médicos que atendem no ambulatório de Parkinson do Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson; além de profissionais da capital do Estado Rio de Janeiro. Um dos palestrantes foi o neurologista, neurofisiologista e médico do sono, Dr. Pedro Glória. Ele falou sobre os aspectos motores da Doença e outras alterações que estão entre os possíveis sintomas. “A doença foi descrita por James Parkinson há exatos 200 anos e, desde então, inúmeros estudos foram realizados a fim de desmistificar os sintomas, melhorar o diagnóstico e promover a qualidade de vida dos pacientes. Eventos como esse sai fundamentais para que os profissionais de saúde ampliem ainda mais seus conhecimentos e os apliquem de forma correta”, disse.

cheap lioresal buy dopoxetine cheap nolvadex img_1068Dia 11 de abril é o Dia de Conscientização da Doença de Parkinson e, nesta data, aconteceu o primeiro evento, daquela vez voltado para leigos e pacientes, no Centro de Convivência, antigo Clube da Terceira Idade, no Parque Tamandaré. Esse primeiro evento e o curso, realizado nesta quinta-feira (26), fazem parte do calendário de campanha, desenvolvido pelo Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson, da Prefeitura de Campos.

De acordo com a coordenadora, Deborah Casarsa, este ano o Centro completa ainda 10 anos de funcionamento e atende, atualmente, 700 pacientes com Parkinson ou outros distúrbios motores, entre os mais de 4 mil cadastrados com doenças neuropsicologicas. “Esse já é o segundo ano que promovemos esses eventos a fim de lançar luz sobre a doença e compartilhar conhecimentos. Agora nós vamos dar continuidade às nossas ações, mais capacitados e com mais vontade de fazer a diferença na vida desses pacientes”, afirmou. Ela agradeceu ainda a parceria com o Grupo Imne que cedeu o espaço para a realização do evento.

O Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson é um serviço público e está aberto para o atendimento na Rua Marechal Deodoro, 90, no Centro.