×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Pouco difundido no Brasil, Tênis tem vários adeptos em Campos

A prática do esporte traz benefícios à saúde

J3 Esporte
Por Redação
19 de abril de 2017 - 16h57

aula-de-tenis-silvana-rust-57Trabalhar os músculos das pernas, braços, costas e abdômen de forma prazerosa e desafiadora. Tudo isso é possível para quem pratica tênis.

O esporte é uma alternativa interessante para as pessoas que buscam uma atividade saudável. Em Campos, muitos condomínios já disponibilizam quadras para a prática do esporte. No entanto, ainda é em um clube particular que os amantes da modalidade aliam lazer e bem-estar. Humberto Maciel de Araújo Junior sempre foi esportista. Passou pelo skate, surfe, ciclismo, é graduado em Educação Física. Mas foi no tênis que se identificou. O prazer no esporte se tornou profissão. Porém, a falta de assiduidade dos alunos obrigou o professor a ser também funcionário de um banco privado. “Não se faz um tenista de uma hora pra outra. O tênis é um esporte caro. Só perde para o ciclismo.

Um atleta tem que ter, no mínimo, quatro raquetes e cordas reserva. O tênis demanda uma série de restrições, além de um suporte financeiro elevado”, afirma Humberto.
O professor esclarece por que os circuitos da modalidade acontecem, na sua maioria, em outros países da América do Sul e Europa. “O Brasil está mal posicionado geograficamente. Além disso, um interclube nos Estados Unidos, por exemplo,
paga mais do que um torneio profissional no nosso país”.

Há 20 anos como professor de tênis, Humberto reconhece que o esporte ainda é dominado pelos homens. “É uma média de 30 homens para uma mulher. Mas isso é uma questão cultural, porque
não há diferença entre os sexos para esta prática esportiva”.

lioresal online Pequenos cuidados order dopoxetine
Aos 48 anos, Renato Gonçalves foi diagnosticado com hipertensão. Com indicação médica a praticar uma atividade física, procurou uma opção prazerosa e saudável. “Brinco de futebol todo sábado. Alguns amigos jogam tênis. Mas nunca pensei na possibilidade desse esporte por causa da intensidade dos movimentos. Porém, estava completamente enganado. Em um ano, perdi 20 quilos, ganhei resistência respiratória e a pressão arterial está controlada”.

Para Renato, o tênis é vantajoso em relação ao futebol, pois resulta em menos lesões. Mesmo com tantos benefícios, Renato lembra que já teve pequenos problemas no cotovelo decorrentes da falta de aquecimento e alongamento. O professor Humberto explica que a vibração da corda da raquete durante o jogo é transferida para o braço do jogador, o que pode ocasionar danos às articulações.

generic dopoxetine aula-de-tenis-silvana-rust-12Para diminuir os riscos, segundo Humberto, é fundamental realizar um aquecimento e alongar determinados grupamentos musculares, como adutores, posterior da coxa e peitoral. “O atleta que está começando não deve exagerar na duração do treino, que deve ser de até uma hora por dia. Além disso, é fundamental o acompanhamento de um professor para que os movimentos sejam executados dentro de um padrão técnico razoável, a fim de evitar lesões”, alerta o professor.

Humberto recomenda também que as cordas, o material e o tamanho da cabeça da raquete sejam definidos com o apoio de um profissional especializado para que o equipamento esteja de acordo com a necessidade do jogador.

Bom para todas as idades

Entre os benefícios do tênis à saúde é possível destacar o desenvolvimento do senso de direção, da coordenação motora e do equilíbrio, segundo Humberto, que destaca ainda o desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória do atleta. “Mesmo com pausas frequentes, o esporte é considerado bastante intenso e eleva o número de batimentos cardíacos por minuto”, explica. Segundo ele, esta significativa exigência funciona como uma atividade preventiva e os benefícios tornam o esporte recomendado para todas as idades. “O tênis pode ser praticado por qualquer pessoa,
homem ou mulher, desde os 4 até os 90 anos, enquanto a pessoa aguentar”, afirma.