×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

São João da Barra comemora o sucesso da 1º edição do Festival Gastronômico

Uma multidão conferiu de perto os melhores pratos da culinária regional no balneário de Atafona

Cultura
Por ASCOM
17 de abril de 2017 - 12h37

lioresal without prescription img_7639A primeira edição do Festival Gastronômico Sabores da Barra terminou nesse domingo (16), alcançando o objetivo: estimular a cultura gastronômica, o turismo e a economia local. O evento levou uma multidão ao balneário de Atafona, litoral de São João da Barra, para conferir de perto os melhores pratos da culinária regional. Um levantamento vai apurar a quantidade de pratos exclusivos comercializados no festival, durante os quatro dias de evento, mas alguns números já impressionam.

O empresário Nelson de Souza vendeu 1.200 pratos do festival, isto sem registrar a culinária diversa oferecida aos consumidores. “Ficamos surpresos e agradecidos pelo que nos foi ofertado. Ao ver de perto a estrutura, ficamos em êxtase. Vai ficar guardado na memória. Nossos agradecimentos à organização da B2B Empreendimentos, à Fecomércio, Sesi ,Senai , à Secretaria Estadual de Agricultura e,  em especial, à prefeita Carla Machado, que tem se esforçado e demonstrado ânimo de trabalhar mesmo em tempos de crise”, salientou.

acquire Lasix

Participaram do festival quatorze restaurantes, seis food trucks e cinco food bikes, além dos estandes da agroindústria familiar composta por: cafés, mel, artesanato, cachaça e cerveja artesanais, doces caseiros, dentre outros. Quinhentos empregos temporários foram criados. A proprietária do restaurante Sabores da Terra, Rita Amaral, disse que foi exaustivo, mas compensador esses dias de festival. “Nossa culinária principal, o estrogonofe de camarão, teve uma saída de 800 pratos, isto sem falar na feijoada, bobó de camarão, caldo verde, dentre outros. Estou muito satisfeita”, comentou.img_7593

dopoxetine online

Este foi o primeiro Festival Gastronômico realizado em 2017 pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc),Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. “É o nosso município que ganha com todo esse movimento. Agradeço a todos os envolvidos e ao público, que fizeram desse evento um sucesso”, destacou a prefeita Carla Machado.

 

O diretor executivo da empresa organizadora, B2B Empreendimentos, Bruno Pires, afirmou que esperava fazer um evento para um grande público, até porque é a primeira vez na região, mas as expectativas foram superadas. “Não tem preço ver a satisfação dos empresários, consumidores e todos que participaram direta e indiretamente da composição do evento. Sucesso é a palavra que define o Sabores da Barra de 2017. Estou muito satisfeito com o trabalho realizado em São João da Barra”.

A movimentação nos restaurantes e a qualidade dos pratos, de acordo com o vice-prefeito Alexandre Rosa, impressionaram. “O Festival foi uma vitrine para a culinária sanjoanense. Certamente os turistas, assim como moradores, agora têm outra visão do potencial gastronômico local”, garantiu.

A estrutura do festival foi muito elogiada e chamou a atenção do público presente. Um lounge com mobiliário baseado em conceitos de sustentabilidade, criados a partir do pallet (estrado de madeira). Em relação à segurança, o secretário de Ordem Pública, Maxwel Araújo, disse ter feito um planejamento estruturado, visando inibir qualquer tipo de ação delituosa. “Não tivemos brigas, roubos, tumulto. Contamos com atuação da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal”.