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Páscoa: ovos artesanais viram alternativa para economizar dinheiro

Além de saborosos, eles ajudam a complementar a renda de muitas famílias que apostam na data

Campos
Por Redação
13 de abril de 2017 - 13h29
(Foto: Silvana Rust)

(Foto: Silvana Rust)

Faltam quatro dias para a Páscoa e os supermercados e lojas especializadas em doces estão repletos de ovos de chocolate prontos para serem vendidos. Aliás, em meio a tantas opções, é difícil entrar em um desses estabelecimentos e não ficar tentado a levar um desses para casa. O que pode refrear essa vontade é o preço: para o desgosto dos pais e dos chocólatras, a cada ano o valor desses produtos industrializados aumenta, mesmos às vésperas do feriado. Um chocolate em formato de ovo com aproximadamente 150 gramas de uma marca conhecida pode chegar a R$ 49,90, o que equivale a R$ 332,66 o quilo. Diante desse custo abusivo, a solução é buscar alternativas que, ao contrário do que muitos pensam, além de mais econômicas, podem ser mais saborosas e ainda contribuírem para a economia local.

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Entende-se como industrializados os chocolates produzidos em larga escala, comumente por grandes marcas e comercializados em gôndolas nos supermercados. Por outro lado, artesanais são os ovos feitos à mão, de maneira individualizada, o que pressupõe qualidade superior e melhor sabor. Em geral, acredita-se que esses últimos sejam mais caros que os anteriores devido ao caráter caseiro que demanda maior tempo de preparo. Mas isso não é verdade: um ovo da páscoa feito por doceiras de Campos, por exemplo, podem custar entre R$ 37 e R$ 60 com até 600 gramas, recheados, trufados, decorados e preparados com chocolates de boa procedência. Para o seu bolso e paladar, o que vale mais a pena?

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A confeiteira Edna Motta disse que o mercado mudou nos últimos anos (Foto: Silvana Rust)

A confeiteira Edna Motta disse que o mercado mudou nos últimos anos (Foto: Silvana Rust)

Além de beneficiar o consumidor, a produção de ovos de chocolate artesanais também gera renda para muitas famílias. Isso porque, de uns tempos para cá, mulheres aproveitaram a febre das redes sociais para anunciar a venda desses produtos e, assim, ganhar um dinheirinho extra. É o caso da dona de casa Maria Elizete Soares, de 45 anos. Em 2016 ela decidiu confeccionar os ovos para familiares e amigos e, este ano, deve voltar a fazê-los. “Eu sempre tive a mão boa para doces e, pensei: por que não unir o útil ao agradável? O sucesso foi maior do que eu esperava, pensei até que não conseguiria fazer todas as encomendas. Mas agora estou mais experiente e o meu objetivo é produzir ainda mais”, contou.

Doceiras que já trabalham com chocolate ao longo de todo o ano também aproveitam esse período para obter mais lucro. Além da procura por bolos de casamento e aniversário, docinhos e bem-casados, nos meses de março e abril, o trabalho aumenta para dar conta de tudo isso e dos ovos artesanais. A nutricionista e confeiteira Edna Motta se dedica à produção de doces há seis anos, quando criou a sua própria marca, a Cake Mania.

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(Foto: Silvana Rust)

A ideia de expandir a produção na época da Páscoa surgiu devido à procura. Edna percebeu que essa poderia ser uma alternativa para manter o negócio aquecido e ainda ganhar um extra. Na ocasião, a internet foi a sua aliada. Por meio de vídeos no YouTube ela aprendeu a montar os ovos e decorá-los de maneira criativa a fim de chamar atenção de quem adora doces. Além dos tradicionais, como o de Brigadeiro e de Ninho com Nutella, Edna criou sabores únicos. Um deles é o de bolo de cenoura que, segundo ela, foi um sucesso de vendas. Ela também utilizou os conhecimentos da sua graduação em nutrição para criar um ovo funcional sem lactose, feito com leite de amêndoas, chocolate 75% cacau e baixo teor de açúcar.

“Penso que as pessoas estão se conscientizando e optando pelos ovos artesanais não somente pelo preço mais baixo, mas também pela qualidade e, principalmente, pela criatividade na escolha dos sabores e da decoração. Antes, eu percebia que os ovos de marcas famosas acabam rapidamente nos supermercados, hoje percebo que muitos ficam encalhados nas gôndolas. As redes sociais também contribuíram muito nesse sentido. Compartilhamos as fotos dos ovos e as pessoas ficam com água na boca querendo experimentar. Lógico que é importante prezar pela qualidade do chocolate, pela higiene e pelo capricho porque esse é o grande diferencial”, concluiu.