×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Saúde já transferiu os pacientes oncológicos da Beneficência Portuguesa

Órgão cumpriu a recomendação do Ministério Público. Pacientes foram encaminhados para outros dois hospitais do município.

Saúde
Por ASCOM
12 de abril de 2017 - 12h56

acquire nolvadex

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Campos)

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Campos)

A direção do Núcleo de Controle e Avaliação da secretaria municipal de Saúde informou que vem acompanhando de perto a situação do setor de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, unidade de saúde contratualizada do município e realizou a transferência dos pacientes oncológicos. A medida cumpre a portaria 09/2017, assinada pela secretária Fabiana Catalani, publicada na edição último dia 6 de abril do Diário Oficial do Município e que segue recomendação da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. A secretaria nomeou uma equipe para analisar o prontuários de pacientes falecidos, naquele setor, nos últimos seis meses.

Segundo o diretor de Auditoria e Controle e Avaliação da secretaria de Saúde, Hélio da Cruz, havia um pequeno quantitativo de internações no setor de oncologia da citada unidade e que foi transferido da ala antiga para o prédio novo do mesmo hospital. Ainda segundo Hélio, uma equipe da oncologia do núcleo municipal está realizando vistoria em todos os prontuários dos pacientes oncológicos e uma avaliação da situação da Beneficência está sendo feita, semanalmente, a fim de acompanhar as adequações que a unidade tem feito.

cheap nolvadex

 — Isso vai ao encontro com a recomendação feita pelo Ministério Público que solicitou a transferência dos pacientes, mas deixou a critério da nossa avaliação de acordo com o quadro clínico de cada paciente. O Ministério Público deu um prazo de 30 dias para que o trabalho seja feito — explicou Hélio da Cruz que informou ainda que novos casos de internação oncológica estão sendo distribuídos para o Hospital Escola Álvaro Alvim e Hospital Geral Doutor Beda, onde funcionam as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
A secretaria de Saúde nomeou os médicos Marcelo DÁvila, Israel Nunes Alecrin e Carlos Henrique da Silva Paes para compor a equipe que vai fazer avaliação dos prontuários de pacientes falecidos nos últimos seis meses no setor de oncologia da Beneficência. Um relatório deverá ser apresentado no prazo de 20 dias.
De acordo com a comissão de avaliação, apesar da portaria determinar a suspensão do funcionamento da oncologia, a secretária Fabiana Catalani deixou a critério de avaliação da comissão para que os pacientes não fossem prejudicados. A comissão esclareceu que diante da alocação e tratamento adequados, a secretária autorizou a permanência do funcionamento, mediante prévio comunicado.
Os pacientes que foram transferidos para o prédio novo estão acomodados em apartamentos individuais, com ar-condicionado e outros equipamentos necessários. A comissão informou também que há alguns pacientes ainda em enfermarias que foram readequadas, mas são provisórias e o hospital se comprometeu com a melhoria.