×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Procissão do Fogaréu aconteceu nessa terça em São João da Barra

Esse é um dos principais rituais da Semana Santa e marca a tradição católica do município

Região
Por ASCOM
11 de abril de 2017 - 14h13
(Foto: Divulgação / Prefeitura de SJB)

(Foto: Divulgação / Prefeitura de SJB)

Um dos grandes rituais da Semana Santa, a Procissão do Fogaréu traz para São João da Barra tradições do passado. Luzes apagadas, som de tambores, caixas, matracas… O ritual, que representa a perseguição dos soldados romanos a Jesus na antiga Jerusalém, acontece nesta terça-feira (11), às 20h, saindo da Igreja de São Pedro, local da concentração. A realização é da Irmandade São João Batista com apoio da Prefeitura de São João da Barra.

buy Antabuse online

Com as luzes do trajeto apagadas, soldados judeus (os chamados “farricocos”) com túnicas de cor, encapuzados, descalços e conduzindo tochas, são enviados pelo sumo sacerdote Caifás (João, 18:12) para prender Jesus. Eles saem pelas principais ruas da cidade, passando pelas igrejas de São Benedito, São João Batista e terminando na Igreja da Boa Morte. Em alguns momentos, parecem mesmo correr, o que transmite a sensação de uma real perseguição. Participam da procissão cerca de 70 homens encapuzados em cortejo.

order nolvadex

A Procissão do Fogaréu já tinha registro no jornal sanjoanense ‘O Progressista’, de 26 de março de 1879 e voltou a ser realizada em 2013 no centro histórico da cidade. A publicação do referido jornal citava: “Nesse mesmo dia, pelas 7 horas da tarde, haverá as solemnes Matinas de Trevas, e findas estas, terá lugar o Mandato, ou Lava-pés, seguindo-se, depois de tudo isto, a Procissão do Fogaréu”.

“A Procissão do Fogaréu é uma grande e importante manifestação cultural popular e de fé. O resgate deste ritual foi importantíssimo para a cultura e tradição de São João da Barra”, ressalta a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira.

Lasix reviews

Programação da Semana Santa – A programação da Semana Santa em São João da Barra teve início na última sexta-feira, com Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores. Já no domingo foi realizada a Procissão de Ramos.

A tradicional Procissão do Fogaréu acontece nesta terça-feira, 11, às 20h. A programação prossegue na Matriz com a Procissão do Encontro, na quarta-feira, 12, às 19h; Missa do Lava Pés, na quinta-feira, 13, às 19h; Procissão do Senhor Morto, na sexta-feira, 14, às 19h e logo após o Espetáculo da Paixão de Cristo “Nos Passos da Paixão”. Encerrando a programação, também na Matriz, no domingo, às 6h da manhã, Procissão da Ressurreição.